Conceito fundamental do Marketing, os 4 Ps do marketing merecem a atenção de qualquer pessoa interessada nesta área. Criado por Jerome McCarthy e popularizado por Philip Kotler, é um dos pontos de estudo essenciais quando falamos de Marketing!

Os 4 Ps significam em inglês – Product, Price, Placement e Promotion – e neste artigo, queremos explicar o conceito dos 4 Ps para que o fique a conhecer na integra, e que o consiga aplicar ao seu negócio.

O que são os 4 Ps do marketing?

Pilar base de qualquer estratégia, os 4 Ps são comumente traduzidos para português como Preço, Produto, Praça e Promoção, mantendo assim o mesmo conceito que o termo em inglês. A ordem varia conforme a fonte que pesquisar, pelo que os nomes mantêm-se os mesmos.

Os 4 Ps do Marketing são também chamados de Marketing Mix ou Composto de Marketing. O uso certo dos conceitos em equilíbrio influencia e conquista públicos.

A sua marca será construída sobre estes pilares – e a sua marca é a sua aposta mais forte. O preço dos produtos, o desenvolvimento dos produtos, a colocação e distribuição dos mesmos (praça) e a promoção são os pilares onde irá assentar o seu sucesso.

4 Ps do Marketing - Preço, Produto, Praça e Promoção

P de Preço

Montante de capital cobrado pelo serviço ou produto, o preço é chave para qualquer estratégia. É neste preço que estará o seu lucro, custos e muito mais. É a partir deste que será possível à sua empresa pagar a fornecedores, realizar investimentos, obter lucros e pagar a funcionários e colaboradores, e muito mais.

O preço está diretamente ligado ao produto e à perceção de marca por parte do público. Um aumento da qualidade de ambos significa quase sempre um aumento dos preços, que deverá ser acompanhado com um aumento dos lucros.

Responda às seguintes perguntas:

  • Como se comparam os nossos preços aos da competição?
  • Quanto está o cliente disposto a pagar pela nossa oferta? Qual o preço máximo?
  • Criaremos estratégias de preço especificas para segmentos do público (fidelização, etc)?

P de Produto

Mais do que a definição dos seus serviços e produtos, o P de Produto significa compreender as características e atributos daquilo que a sua empresa oferece, por parte de toda a equipa.

Para a definição deste P, pergunte:

  • Que necessidade estamos a satisfazer ao cliente?
  • Que funções/atributos são necessárias para satisfazer o cliente?
  • Como irá o cliente utilizar a nossa solução? Quando irá utilizar? Onde?
  • Qual o nome do produto serviço?
  • Qual a marca?
  • Como é o produto fisicamente? Existem outras cores, estilos ou tamanhos?
  • Como se diferencia o nosso produto/serviço?

Entender o ciclo de vida do produto ou serviço é importante. Este passa por: 1) introdução; 2) crescimento; 3) maturidade; 4) declínio.

Situar o seu produto ou serviço na fase de maturidade do mesmo é importante para conseguir tomar decisões. Como apresentado em cima, o desenvolvimento normal do ciclo de vida passa pela apresentação do produto, o crescimento ou popularização do mesmo, com melhorias e retoques/adequações, atinge a maturidade, e acaba com o declínio, tanto em função como utilidade ou popularidade.

P de Praça

Praça, de Placement, traduz-se mais claramente como colocação. Ou seja, a sua colocação no mercado. Este P lida com como o cliente chega até si, ou seja, até aos seus produtos ou serviços.

Lida com questões como os canais de distribuição do produto ou serviço.

Coloque as seguintes perguntas:

  • Onde procura o público pelos seus produtos ou serviços?
  • Quais os pontos de venda?
  • No que toca a pontos de venda online, quais são estes (loja online, catálogos, redes sociais)?
  • Quais os canais de distribuição mais eficazes? Como conseguimos aceder a eles?

Responder a estas questões irá ajudar a sua empresa a definir onde e como estar acessível ao seu público, ou seja, consumidores.

É importante definir bem este ponto, pois apesar de certos canais de distribuição estarem muitos mais acessíveis hoje em dia, é importante estar naqueles que são relevantes para si, para poder aceder ao seu público de forma eficaz. Para analisar um conceito relacionado visite “Canais de Marketing: O que são, importância e como escolher

P de Promoção

O P de Promoção trata com a criação e distribuição da sua mensagem de marketing. Quer que a sua mensagem chegue aos ouvidos certos, e a analise deste P ajudará com isso.

Analise:

  • Onde e quando consegue passar a sua mensagem ao seu público?
  • Quais os melhores canais e ação de PR para apresentar a sua solução a possíveis clientes?
  • Se o mercado é sazonal, qual a altura e acontecimentos especiais dos quais podemos tirar proveito para aumentar vendas?
  • O que faz a concorrência na sua promoção? Como influenciam as ações deles as nossas?

Importância do Marketing Mix

O marketing mix é uma ferramenta significativa para criar a estratégia de marketing correta bem como proceder com uma implementação eficaz com as táticas certas. É o sistema que irá guiar os esforços da sua empresa. O acessar dos papeis do seu produto, promoção, praça e preço joga um papel vital na sua abordagem ao marketing da sua empresa.

Este mix ajuda a determinar qual estratégia de marketing é a mais certa para a sua organização. É um dos primeiros passos antes de sequer criar o negócio ou plano de marketing. Isto porque o marketing mix também irá impactar decisões sobre posicionamento, targeting, e decisões de segmentação.

Conclusão

Falamos de 4 Ps, poderemos falar de 7 Ps, podemos refletir sobre muitas ferramentas e modelos que nos ajudam a gerir marcas. Mas acima disto, queremos passar-lhe a mensagem da importância de se focar nas necessidades do seu público alvo, para conseguir um melhor a maior cativar de atenção, beneficiando assim desta para mais vendas.

Focar-se no seu público é sempre importante, estando também atento às mudanças daquilo que influenciam decisões de compra, desde a situação económica até à entrada de nova concorrência.

Os 4 Ps são um conceito relativamente fácil de perceber, bem como aplicar – fundamentado com estudo, irá potenciar uma boa condução da definição destes – e assim, ajudá-lo com o planeamento, processo este tão fundamental para não ficar apenas à mercê da sorte.

Se está a trabalhar na sua estratégia, não hesite em fazer o download do nosso kit completo que o ajuda com o planeamento da sua estratégia digital.

Os 4 Ps aplicam-se a todos os pontos do seu negócio, e a sua estratégia digital não é diferente. Portanto, aproveite este kit cheio de ebooks com dicas, bem como templates, para conduzir o seu planeamento de marketing digital. Faça download clicando na imagem em baixo!

KIT Estratégia de Marketing