A par das alterações do Facebook (que já foram removidas), o algoritmo do Instagram é alvo de discussão e desagrado. A modificação das publicações que visualizamos deixou de estar organizada temporalmente e cinge-se ao algoritmo definido pelo Instagram.

Pretende saber como funciona o algoritmo do Instagram?

Neste artigo, explica-nos exatamente como funciona, como afeta a performance da sua marca, e as diferentes estratégias que pode fazer uso para tirar partido do algoritmo.

 

Índice:

  1. Como funciona o algoritmo do Instagram
  2. Otimize as publicações para o algoritmo do Instagram
  3. Supere o algoritmo do Instagram
  4. Os diferentes conteúdos e o correspondente relacionamento
  5. Como explorar o Instagram Stories com base no algoritmo

 

1. Como funciona o algoritmo do Instagram

É praticamente um mistério para todos os utilizadores como funciona o algoritmo. Apesar de muitos fatores serem desconhecidos, podemos basear a nossa estratégia nestes 7 fatores para determinar a performance no Instagram.

De acordo com um representante do Instagram elaboramos uma compreensiva lista sobre os fatores de influencia do algoritmo do Instagram.

  1. Qual o Engagement que tem

De forma geral, as publicações com maior engagement (comentários, gostos, partilhas, visualizações, etc.) irão obter rankings mais elevados. Quando uma publicação recebe imensos gostos e comentários representa um sinal ao algoritmo do Instagram da qualidade do post. E, desta forma, irá aparecer primeiro comparativamente às demais publicações.

Estes fatores não determinam de forma singular a posição da publicação. O algoritmo privilegia a rapidez no envolvimento (engagement). Ou seja, se uma publicação é popular ou obtém rapidamente mais sinais sociais irá obter um maior destaque.

O número de sinais, como gostos e comentários, são fatores importantes, mas não tão relevante como a velocidade e popularidade da publicação.

 

Deve encontrar as melhores horas para publicar no Instagram e idealmente, dependendo da sua disponibilidade, pode agendar essas publicações. Através de ferramentas como o Hootsuite, Hubspot, RD Station e outras mais que lhe permite criar calendários de publicação e tornar mais eficaz a partilha. Adicionalmente, algumas dessas ferramentas detêm e exploram dados que lhe permite otimizar a data de publicação.

 

  1. Quando tempo passam a ver os seus posts

O algoritmo do Facebook afere o tempo despendido a interagir com cada conteúdo, e o mesmo acontece no Instagram. O algoritmo do Instagram utiliza o tempo passado a ver as publicações como fator de rankings para determinar a relevância.

Se pretende tirar partido do algoritmo, a utilização de cativantes descrições é um fator chave. Se a descrição cativar a atenção e adicionalmente carregarem no botão “more” irá aumentar o tempo despendido na sua publicação.

O mesmo ocorre com vídeos, por este motivo é notória a preferência para este tipo de conteúdos – mais tempo na publicação. Slideshows com calls-to-action também é uma ótima tática a implementar.

 

  1. Os seus amigos, familiares e contas de preferência

O algoritmo do Instagram está cada vez mais desenvolvido e compreende com quem se relaciona. Como resultado, irá mostrar-lhe conteúdos que sejam mais propícios e relevantes às suas preferências.

Ao termos em conta este ponto, a par da popularidade das publicações anteriormente referida, é usual vermos posts com menos gostos nas primeiras posições do feed. E, obviamente, o mesmo ocorre a quem prefere os seus conteúdos, quem gosta, comenta, guarda as publicações, vê as Stories e partilha.

 

  1. Data da publicação do Post

Outro fator que o algoritmo do Instagram tem em consideração é a data da publicação – quão recente é. Os post mais recentes tem maior valor face aos com alguns dias ou semanas.

No entanto, este fator não é “constante”. Ou seja, varia consoante a regularidade com que utiliza o Instagram.

De forma geral, as publicações no Instagram têm maior duração, ou seja, ficarão mais tempo visíveis no feed. Este é o motivo pelo qual ainda obtém gostos e comentários de publicações passadas, dos últimos dias ou semana.

 

  1. Tipo de Conteúdos

Se o fator de maior relevância e importância no Instagram é o “engagement”, então deve criar conteúdos com essa finalidade. Felizmente, o tipo de post irá aumentar o relacionamento com a sua audiência e como resultado obter melhores posições e sinais sociais.

Se pretende obter visibilidade e envolvimento, deve criar conteúdos focados no seu público-alvo. Como já referido, os vídeos, carosseis de imagens, lives, etc.

  1. Pesquisas pela sua página

Pode parecer algo trivial, mas se alguém pesquisa pela sua página o Instagram considera como sinal social que pretende e gosta dos conteúdos disponibilizados nessa conta e como resultado irá mostrar os seus conteúdos no feed.

 

  1. Partilhe os Posts nas DM’s

Apesar de não ser possível mensurar as partilhas nas DM’s , o Instagram mede estas interações e tem em consideração no algoritmo.

Quando partilha algo com outra pessoa, o Instagram conta como uma forma de “engagement”, e assume o interesse nesses conteúdos. Como tal, deve criar conteúdos que levem as pessoas a partilhar com os seus amigos.

 

2. Otimize as suas publicações para o Algoritmo do Instagram

Em 2016, quando o Instagram era uma “simples” plataforma onde os negócios não tinham que se preocupar com os fatores de ranking obtinhas a máxima visibilidade. As publicações apareciam temporalmente organizados e era simples a partilha regular das publicações. Nos dias de hoje, longos vão esses dias. Se pretende ter sucesso no Instagram deve otimizar os conteúdos com base no algoritmo.

Na DAT SEO, ao trabalharmos com várias equipas de social media, marketers, jornalistas e criadores de conteúdos, algumas das mais habituais questões e conversões que ocorrem são:

  • Como medimos a relevância das descrições?
  • Qual a ideal combinação de hastags?
  • Qual a ideal extensão de texto e hastags?
  • Como sei se o meu feed é visualmente atrativo?
  • Como adequo a estratégia a personalidade e valores da marca?

Os negócios, e respetivos responsáveis destas áreas, estão sobre enorme pressão no que diz respeito a elaboração de estratégias e correspondentes conteúdos que se relacionem com os seus seguidores de formas criativas e únicas.

Tudo isto representa muito mais trabalho. Os standards e as exigências estão elevadas. Os utilizadores já não se relacionam tanto com as marcas. E, tudo isto, tem um enorme impacto nas etapas de decisão de compra quanto aos produtos e serviços das organizações.

De acordo com um estudo, 78% dos consumidores são influenciados pelas redes sociais na tomada de decisão para aquisição de algo.

O sucesso no Instagram vai além do número de seguidores. Representa a geração de leads, vendas e aquisição de clientes.

 

3. Supere o Algoritmo do Instagram

O alcance orgânico continua a decrescer, mas todas as marcas querer “superar” o algoritmo e obterem melhores resultados face a concorrência. Daí ser usual vermos grande e notórias empresa a utilizarem métodos nefastos para esse efeito.

3 formas para tirar partido do algoritmo do Instagram:

  1. Partilhe quando a sua audiência está ativa

Uma das melhores formas de gerar “engagement” é a calendarização e partilha de conteúdos aquando a sua audiência online. Como já referido anteriormente, o Instagram beneficia os post com maior envolvimento e o número de pessoas que visualiza.

A utilização de uma ferramenta que se baseie em dados históricos e atuais é a melhor estratégia para o desenvolvimento e aplicação das melhores táticas. Não existe uma única resposta e cada negócio tem as suas intrínsecas especificidades. Se o seu público é internacional torna-se ainda mais crítica a análise de dados e o desenvolvimento de uma estratégia em consonância.

  1. Insira CTAs nas Captions do Instagram

O simples pedido na publicação para comentarem ou convidarem alguém tende a obter melhores resultados face aos outros posts.

É uma ótima forma de inspirar os seus seguidores e relacionarem-se com a sua conta, através dos comentários – estarão mais tempo na sua publicação.

Tenha também em consideração a utilização de de hashtgats.

  1. Crie uma estratégia de Hashtags

Uma sólida estratégia de hashtags no Instagram é um essencial componente de todas as campanhas de marketing para o Instagram, e também representará maior “engagement”.

Descubra quais os hashtags que a sua audiência utiliza ativamente e selecione os assertivos para a sua publicação. Após encontrar os ideais, goste e comente noutras publicações para se relacionar com a sua comunidade.

4. Os diferentes tipo de conteúdos e o correspondente relacionamento

Gostos, comentários, partilhas, … todos estes fatores tem a mesma relevância? Não, claro que não! De acordo com SproutSocial, o algoritmo do Instagram beneficia os comentários e partilhas em maior relevância face aos gostos.

Atualmente é difícil mensurar quantitativamente estes fatores. Seria um processo e tarefa exaustiva a medição de todos os comentários e posteriormente não teríamos dados para a análise das partilhas. Mas pensemos desta forma, se alguém despende tempo a comentar e partilhar com alguém, nós devemos tornar as publicações, da imagem, vídeo ao texto, apelativas a estes relacionamentos.

5. Como explorar o Instagram Stories com base no Algoritmo

Habitualmente, quando nos referimos ao algoritmo do Instagram pensamos no feed. Mas, este é apenas um fator dentro do algoritmo do Instagram.

A página “Explore” do Instagram opera sobre o mesmo algoritmo, e de acordo com o Instagram, as publicações são automaticamente selecionadas com base entre outros fatores, nos gostos e contas que segue. Para além de imagens, pode também visualizar vídeos. De forma geral, e a par do feed, os conteúdos tem a mesma premissa e são selecionados com base no que potencialmente lhe possa ter interesse.

Mas e sobre os resultados hasthtag? Se já pesquisou por hashtags no Instagram provavelmente denotou os 9 primeiros “top posts” que aparecem em primeiro.

Tal como a página “Explore”, os “top posts” são escolhidos com base em vários fatores do algoritmo, como o engagement das publicações (gostos e comentários), a popularidade do hashtag, e quão rápido obtém esses sinais. No entanto, ao invés do “Explore” que é distinto para cada utilizador, os hashtags é igual para todos.

As Instagram Stories que aparecem no topo do seu feed são obviamente organizadas com base no algoritmo. Seguem a mesma premissa, ou seja, as contas com qual mais se relaciona irão aparecer primeiro, da esquerda para a direita.

 

Conclusão

Apesar de parecer praticamente “impossível” tirar partido do algoritmo do Instagram e obter melhores resultados na sua conta face a concorrência. Com base em dados, uma estruturada e alicerçada estratégia, a utilização de táticas e melhoria continua irá representar os melhores resultados e eventualmente compreenderá, com a pratica e experiência, como pode tirar partido do algoritmo.

Esperamos com este artigo termos sido claro na explicação e que auxilie o sucesso da sua conta. Se pretender partilhar a sua experiência ou questões, por favor, partilhe em baixo no campo de comentários.