A análise SWOT é essencial para qualquer negócio ou plano de marketing. Permite a criação de um plano e correspondente ações baseadas na sua atual situação no mercado. Sem qualquer recurso especulativo, presunções ou opiniões. Com base nas oportunidades, capacidades e concorrência será capaz de elaborar uma eficaz estratégia.

 

O que é a Análise SWOT?

Análise SWOT é uma matriz que resume as forças e fraquezas face ás oportunidades e ameaças. As oportunidades externas e as ameaças no mercado e face a concorrência.

 

Qual a utilidade da Análise SWOT?

Aquando a criação de um plano de marketing digital, a análise SWOT é uma crucial tarefa que jamais deve ser ignorada. Pode ser percecionada como um exercício académico, no entanto a sua elaboração, compreensão e melhoria através de táticas, como email marketing ou SEO, irá auxiliar, ou até alicerçar, o seu sucesso digital.

Como tal, qualquer análise SWOT realizada, independente da sua profundidade, é melhor do que nenhuma.

Os seguintes 5 tópicos são recomendações para a elaboração desta análise

  1. Análise SWOT com base no seu negócio

Antes de elaborar esta análise, deve aferir o seu estágio de marketing digital e compreender a imagem global do seu negócio, setor e área de atuação. A compreensão dos possíveis ou atual problemas e dificuldades encontradas são a base para estabelecer uma estratégia de sucesso. A profundidade do estudo não deve ser demasiado genérica, e deve focar-se em um particular mercado ou segmento de clientes.

 

  1. Utilize a matrix TOWs

Habitualmente, as análises SWOT são colocadas nos sumários dos relatórios e não dispõe de um plano estratégico de ações. No entanto, a matriz TOWs integra a SWOT no processo estratégico. Ou seja, cria e sumariza as estratégias necessárias para a melhoria.

O seguinte exemplo demonstra uma abordagem integrada da TOWs com SWOT, no processo estratégico. Vai além das fraquezas, ameaças, oportunidades e ameaças, e denota as estratégias necessárias ou a serem criadas para suceder.

Técnica TOWS para uma análise SWOT

 

  1. É especificamente criada para o online e inclui marketing multicanal

A internet e outras tecnologias digital representam novas oportunidades e ameaças, e como tal deve criar uma análise SWOT especifica para este propósito.

A sua SWOT digital não deve considerar os canais online de forma isolada – cliente têm várias opções (canais) e a SWOT deve considerar como a sua presença online está integrada com o “offline” – clientes podem procurar um número de telefone em um meio digital, procurar uma comunicação impressa, anúncios televisivos, etc.

O seguinte exemplo demonstra algumas típicas atividades que deve ter em consideração para gerir a sua visibilidade online, o target de novos clientes ou a melhoria da experiência de utilização no seu website.

Exemplo de análise SWOT – TOWS

  1. Considere as principais atividades do marketing digital

Uma análise SWOT especialmente desenhada para o digital deve considerar áreas como: aquisição de clientes, conversões, retenção e crescimento. Pode adicionalmente criar uma análise SWOT para cada um destes particulares elementos.

 

  1. Ajuste a análise SWOT consoante o mercado e dimensão da organização

Dependendo da dimensão da organização, mercados de atuação e outros fatores core, mais ou menos complexos, deve ajustar a elaboração da análise. A SWOT pode ser desenvolvida para um especifico país (desenvolvido ou emergente), para uma multinacional ou pequena empresa B2B.

Deve ajustar a análise face a sua realidade e estender a sua elaboração consoante o negócio assim o requerer.

Esperamos com este breve artigo termos explicado a relevância e aplicação da análise SWOT. Caso pretenda mais informações ou contribuir faça-o através do campo de comentários a baixo.