É praticamente impossível navegar pelo feed do Facebook sem nos depararmos com anúncios. E, certamente, já visitou algum ou sentiu-se tentado a tal.

Por si só, ilustra o alcance e poder dos anúncios do Facebook. São uma ferramenta e prática utilizada por várias empresas para alcançarem vastas audiências de forma focada e com um benefício de custo-eficácia.

O que envolve?

Primeiro temos que compreender os diferentes tipos de anúncios no Facebook para aferirmos a utilidade e benefícios para cada especifica campanha e objetivos:

Domain ad: simples promoção do seu website, dispostos na coluna direita. É opção mais em conta e permite a inserção de um título, link e pequena descrição.

Page post link: estes anúncios aparecem no feed (newsfeed) misturados com outros resultados “orgânicos” e representam uma ótima estratégia para a obtenção de tráfego para o seu website, assim como encorajam gostos e seguidores na sua página do Facebook.

Page post text/photo/video e Like: são todas as formas de promoção da sua página do Facebook, dependendo do tipo de conteúdo que pretende partilhar. Tenha em consideração que as imagens e vídeos têm performance mais elevada face aos outros tipos.

Opt-in ad: uma fantástica forma para gerar leads. É a mais simples forma de se focar em uma especifica audiência, sem a necessidade de preenchimento de formulários visto com um click submeterem o “pedido”.

Carousel: estes anúncios disponibilizam a visualização de até 5 produtos ou imagens, com links individuais e calls to action.

Offer: após obter 50 likes na sua página, pode criar esta oferta que permite os usuários requererem a oferta. Posteriormente, irão obter os detalhes via e-mail.

Event: promoção de um evento que está a organizar, quer seja online ou offline. Tenha em mente que dependendo do target pode ser dispendioso.

Canvas: estes anúncios, habitualmente com elevado impacto, são somente para mobile. São interativos e potenciam a promoção da marca de forma interessante. Não utilize caso o seu objetivo vise a aquisição de tráfego para o website.

Dynamic ad: estes anúncios atuam com base no comportamento passado dos usuários no seu website. Por outras palavras, pode focar-se nas pessoas que já visitaram uma especifica página do seu site.

Criação de uma audiência para os Anúncios do Facebook

Siga estas etapas para criar personalizadas audiências para os seus anúncios no Facebook:

  • Crie uma lista de 15 a 20 influenciadores no seu nicho – podem ser pessoas, organizações e publicações.
  • Coloque cada uma no campo dos interesses “Interesest box”. Alguns dos influenciadores irão aparecer como recomendações, ou não. Clique nos que fazem sentido.
  • De seguida, carregue em “Page Likes”
  • Facebook irá dar-lhe uma lista de páginas, assim como uma classificação de quem pode estar suscetível de gostar da sua página. O objetivo é a construção de uma audiência que possa gostar da sua oferta.
  • Adicione e apague interesses para aumentar a taxa de sucesso.
  • Quando realizar todas as etapas acima descritas, carregue em “Create Ad”. Facebook irá automaticamente transferir a sua nova audiência para o anúncio.
  • Lembre-se de gravar a sua audiência caso pretenda utilizar uma outra vez.

Criar Facebook ads (anúncios)

Facebook tem duas ferramentas para a criação dos seus anúncios – Ads Managar e Power Editor. Ads Manager irá funcionar para praticamente todos, no entanto o Power Editor é a melhor opção para quem pretenda criar e gerir múltiplas campanhas.

Para mais informações sobre como desenhar e gerir a sua campanha através do Ads Manager pode consultar este guia da Hubspot ou o blog da Kiss Metrics para a gestão com Power Editor.

Anúncios do facebook estão ao alcance de qualquer pessoa – não está restringido aos profissionais de marketing. Caso os seus objetivos sejam mais ambiciosos, não teve o resultado esperado ou procura uma empresa com provas dadas aí deve consultar uma agência de marketing digital.