Com uma audiência jovem, a idade média calculada para as pessoas presentes no instagram, vai de 18 aos 29 anos. Esta rede social apresenta um poder muito forte para a sua marca.

As empresas que conseguem aceder a este poder da melhor forma, mostrando o valor do seu negócio a esta audiência, tem uma presença muito mais forte perante a geração Millenials.

Uma das melhores maneiras de potenciar a sua presença nesta redes social é através da funcionalidade de anúncios que a plataforma permite. Publicitantes de todos os feitios e formatos têm tido imenso sucesso com anúncios nesta plataforma online.

Desde perceção de merca até aumento de vendas no site, bem como download de aplicaçãoes mobile, o Instagram oferece possibilidades ilimitadas para marketers criativos.

Tipos de Anúncios no Instagram

Existem três grande tipos de anúncios no Instagram para escolher. Quer o seu objetivo seja construir perceção de marca, conseguir mais tráfego no seu website, ou aumentar o número de downloads da sua aplicação, os anúncios no Instagram poderão ajudá-lo a encontrar uma audiência grande e com vontade de interagir.

Anúncios de Fotografia no Instagram

Através de anúncios com fotografia, os negócios poderão contar a sua história e mostrar produtos através de elementos visuais. Poderá levar o seu negócio a uma audiência grande ou à sua audiência local, com interação garantida.

Anúncios de Vídeo no Instagram

Poderá anunciar no Instagram com vídeos até 60 segundos, mas de acordo com dados providenciados pelo Wista, os primeiros 30 segundos são os mais relevantes. Se conseguir prender a atenção da sua audiência nesses primeiros 30 segundos, esta estará mais propícia a interagir.

Anúncios de Carrossel no Instagram

Com os anúncios em formato carrossel, os usuários do Instagram poderão ver imagens adicionais e um botão CTA (chamada à ação) para aceder ao seu site e terem mais informação. Os anúncios carrossel são como a versão digital dos formatos físicos de múltiplas páginas. Mas ao contrário destes anúncios físicos, os anúncios digitais conseguem levar as pessoas ao seu website para aprenderem mais, de forma super fácil.

Por exemplo, muitos restaurantes usam esta funcionalidade para mostrar como diferentes ingredientes se juntam para formar as refeições deliciosas que servem! Com o apetite aguçado, poderá colocar um botão que redireciona a audiência para a página de reservas no seu website.

Anúncios de Histórias no Instagram

Com o formato de Anúncios em História (Instagram Stories) os usuários irão encontrar publicidade em formato de tela cheia enquanto fazem scroll pelas histórias no Instagram. Este tipo de anúncios é muito bem sucedido no ato de criar submersão por parte do usuário no seu anúncio.

Criando o anúncio no Power Editor do Facebook ou no Gestor de Anúncios poderá ver quem viu o seu anúncio e quantas vezes o viram. Para além disto, poderá usar o Stories Insights para medir a performance dos seus anúncios.

A maior vantagem dos anúncios em formato história é o alcance social que têm. Combinados com o targeting de audiências, existem 150 milhões de usuários diários no Instagram, e este número continua em crescimento.

Como bónus, os Instagrammers usam as Histórias para descobrir coisas novas – como o que está a acontecer com os seus amigos e a sua comunidade. Como os usuários estão ativamente à procura de novos conteúdos, as Histórias no Instagram providenciam uma excelente oportunidade para os publicitantes alcançarem a sua audiência.

Botões CTA

Nos finais de 2015 o Instagram adicionou novas funcionalidades à plataforma, incluindo os CTAs como Comprar Agora e Instalar Agora. Estes CTAs são desenhados para trazer os objetivos do negócio à ribalta da sua presença online. Os CTAs ligam a qualquer destino dentro ou fora do instagram para estarem alinhados com os seus objetivos.

Como publicitar no Instagram

Passo 1: Inscreva-se no Business Manager

  1. Vá a facebook.com
  2. Clique em Criar Conta
  3. Coloque o nome do seu negócio, selecione a página principal, e adicione o seu nome e email de trabalho.
  4. Faça o resto do on-boarding adicionando os campos que faltam
  5. Adicione as pessoas que necessita ao Business Manager

Passo 2: Adicione a sua conta de Instagram

  1. Aceda ao Business Manager
  2. No lado esquerdo clique em Definições e depois em Contas Instagram
  3. Clique em Nova conta do Instagram
  4. Adicione o seu nome de usuário e palavra passe, clique em Depois
  5. Clique em Guardar Alterações/Guardar

Passo 3: Criar o anúncio

  1. Vá a Criar Anúncio
  2. Escolha um objetivo da lista. Apenas os seguintes objetivos irão permiti-lo criar anúncios no Instagram: Perceção de Marca (Brand Awareness), Alcance, Tráfego (para cliques para o seu website e loja de aplicações para a sua aplicação), Instalação de Aplicações, Interação (Engagement), Visualizações de Vídeo, e Conversões (para conversões no seu site ou aplicação)
  3. Nota: Estes objetivos poderão ter um aspeto diferentes quando cria um anúncio
  4. Depois dê um nome à Campanha ou use o nome pré definido que aparece.

Depois disto terá que escolher uma audiência para o seu anúncio.

Na secção de Audiência, crie uma audiência para o seu anúncio.

Se tem um orçamento especifico para a sua campanha, vá a Orçamento e Agendar, onde poderá escolher o orçamento e agendar a campanha.

Poderá escolher um orçamento diário ou tempo de duração.

  • Orçamento diário – o seu anúncio irá ser mostrado continuamente durante todo o dia, o algoritmo irá enquadrar os seus gastos por dia.
  • Orçamento por Duração Lifetime – O seu anúncio irá ser mostrado durante um período de tempo, ou seja, o algoritmo enquadra o seu gasto durante o período de tempo que definiu para a campanha.

Melhores práticas para Anúncios no Instagram

  1. Conheça a sua audiência
  2. Cative as pessoas com descrições
  3. Use hashtags
  4. Seja consistente

Conclusão

O Instagram é uma ferramenta poderosa para os seus objetivos de marketing, e anunciar nesta plataforma é uma excelente opção para tal.

Se necessita de qualquer tipo de apoio com os seus anúncios, não hesite em contactar a DAT SEO.