A utilização de boas e assertivas imagens melhoram não só o aspeto do seu website e blog, como também a usabilidade dos utilizadores. No entanto, por vezes pode ser desafiador encontrar as melhores imagens para o efeito desejado. E, adicionalmente, muitas vezes deparamo-nos com imagens pagas e com direitos de utilização.

As referências (website) contidos neste artigo são de livre utilização e gratuitas para sua utilização. No entanto, salientamos que deve verificar ates da utilização todas as licenças e direitos, de forma a prevenir eventuais problemas.

30 bancos de imagens gratuitos

  1. Wikimedia Commons

Wikimedia Commons é o domínio com maior número de imagens. As imagens podem ser livremente utilizadas, mas algumas imagens têm restrições. Para mais informações consulte este link.

Tenha em consideração que a Wikimedia Commos não garante o licenciamento para todas imagem, como tal deve verificar a licença antes da sua utilização.

 

  1. Unsplash

Unsplash consiste num banco de imagens coletivo de fotógrafos que decidem partilhar imagens de elevada qualidade gratuitamente. Atualmente, é uma comunidade com milhões de utilizadores e mais de 250.000 fotos exclusivas. Todas as imagens podem ser copiadas, modificadas e distribuídas (incluindo para propósitos comerciais), sem necessidade para a requisição de permissão.

 

  1. Flickr Commons

Vários arquivos e librarias, definidos como parceiros, contribuem na  FlickrCommons. É um ótimo recurso para encontrar gratuitas imagens de todo o mundo. As imagens, em geral, não detêm restrições de uso, mas pode sempre confirmar nos seus termos.

 

  1. Public Domain Pictures

Public Domain Pictures inclui um vasto número de gratuitas imagens com elevada qualidade, apesar de algumas somente estarem disponíveis através do modelo de membership.

Verifique cada imagem no website antes da sua utilização, para compreender se requere pedido de permissão para uso comercial.

 

  1. Magdeleine

Magdeline é uma outra excelente opção se procura imagens de elevada qualidade. Com a distinção de não parecerem stock. Utilize o campo do direito para pesquisa pelas categorias (natureza, pessoas, comida, etc) ou utilize o filtro de cor dominante –  ideal se procura algo mais especifico e com foco visual.

Filtre as imagens por CCO para o uso livre e gratuito comercial.

 

  1. Old Book Illustrations

Old Book Illustrations oferece ilustrações de livros antigos e vetores que podem ser modificados e distribuídos para uso pessoal e profissional. É perfeito para aspetos visuais vintage.

 

  1. ISO Republic

ISO Republic é uma opção que refere “free and premium stock photos.”. O website oferece mais de 500 imagens gratuitas, com uma livraria visualmente aprazível. Todas as imagens estão disponíveis para todos os possíveis usos.

 

  1. Public Domain Vectors

Public Domain Vectors dispõe de um massiva coleção de vetores disponíveis para download em SVG, AI e formato EPS.

 

  1. 1 Million Free Pictures

O autor de 1 Million Free Pictures é o original criador de todas as imagens contidas no website. Pode navegar o site através do assunto, estilo, propósito e outros mais.

 

  1. Free Stock Photos

Free Stock Photos é uma coleção de imagens stock e clip art que permite o uso gratuito e sobre aquisição de licença. Confirme a imagem e respetiva licença antes de utilizar.

 

  1. Jay Mantri

Inspirado no Unsplash, o fotografo profissional Jay Mantri criou o seu próprio website com cénicas imagens de todo o mundo. As imagens são de livre uso através da licença CC0.

 

  1. Realistic Shots

Realistic Shots como o nome refere, é uma coleção de realísticas fotografias. Todas as imagens são de livre uso. O website é atualizado semanalmente com 7 novas imagens.

 

  1. Startup Stock Photos

Startup Stock Photos é um website nicho. Focado em imagem de escritórios, ambientes corporativos, e tecnologia. Todas as imagens são de livre uso.

 

  1. The British Library

The British Library consiste num extensivo trabalho de digitalização de 1 milhão de imagens. Obtidas através do scan de livros dos séculos 17, 18 e 19, a coleção alojada no Flickr, é um must para qualquer designer que procure algo vintage.

 

  1. The Public Domain Review

The Public Domain Review é uma curada seleção de imagens públicas, ilustrações, art, audio, filmes e textos. Criado em 2011, tornou-se uma exponencial comunidade de entusiastas de história.

Pesquise as coleções ou visualize as escolhas dos colaboradores, que explora acontecimentos históricos.

Todas as imagens são de livre e gratuito uso.

 

  1. Viintage

Viintage aloja milhares de inspiradores imagens do passado, incluindo posters e publicidade.

 

  1. Public Domain Archive

Public Domain Archive compila gratuitas imagens de toda a internet em um único grande reportório. A coleção inclui imagens vintage e contemporareas.

 

  1. JÉSHOOTS

JÉSHOOTS dispõe fotográficas tiradas por Jan Vašek sobre a licença CC0. As imagens estão divididas em diferentes categorias, incluindo tecnologias, cidades e natureza, o que torna simples a navegação e descoberta.

 

  1. DesignerPics.com

DesignerPics.com foi criado por um designer indiano, Jeshu John, que se deparava com dificuldades em encontrar fotografias de elevada qualidade. As imagens são de livre utilização.

 

  1. Pixabay

Pixabay é uma comunidade de fotógrafos que desenvolveram uma extensiva coleção de fotos, ilustrações e vectores de extrema qualidade. Pode pesquisar por fotógrafos, tipo de câmara e escolha dos editores. Também pode filtrar por orientação, categoria, tamanho e cor.

 

  1. EveryStockPhoto

Everystockphoto.com é um motor de pesquisa para imagens. Permite-lhe pesquisar conhecidos domínios públicos, como Flickr, NASA, Wkimedia e outros mais. Confirme cada imagem quanto a sua licença de uso antes da utilização.

 

  1. Negative Space

Negative Space é um contemporâneo website de imagens de qualidade. Pode filtrar por categoria, cores e “copy space”.

 

  1. Death to Stock Photo

 

Todas as semanas, Death to Stock Photo envia via e-mail imagens para download gratuito As imagens estão disponíveis para o seu uso. Se tiver interesse pode apoiar o projeto através da subscrição (membership) por 15$/mês.

 

  1. SpaceX

Se procura imagens além deste mundo SpaceX é o seu site. Com base nas suas missões, foram publicadas milhares de imagens. As imagens estão disponíveis no Flick e são de livre uso.

 

  1. Foodies Feed

Procura imagens relacionadas com comida? Foodies Feed é o seu website. Com uma extensiva coleção de gratuitas imagens que lhe trata água à boca. Desde fotos de barristas, a cozinhas, aos mais elaborados pratos confeccionados. Todas as imagens são gratuitas para uso profissional e comercial.

 

  1. Fancy Crave

Duas novas imagens são adicionadas todos os dias. Fancy Crave’s define a sua missão como “help photographers be discovers and help the creative community at large with quality photography”. Todas as imagens, de elevada qualidade e resolução, foram curadas pelo fotografo profissional Igor Ovsyannykov. As imagens são de livre utilização e sem restrições de copyrights.

 

  1. The Pic Pac

Apesar de nem todas as fotos serem gratuitas, o Pic Pac tem um modelo “pague o que pretender”. Noas imagens são carregadas todas as segundas feiras.

 

  1. Creative Vix

Creative Vix oferece uma vasta coleção de imagens para uso pessoal e comercial. As imagens são de livre utilização, mas tenha em consideração as limitações no uso de fotos com pessoas.

 

  1. Barn Images

Barn Images foi criado por dois fotógrafos da Letónia com o objetivo de facultar imagens profissionais sem aspecto”stock”. Novas imagens são adicionadas todas as segundas feiras e tudo o disponível no website é de livre e gratuita utilização, a exceção das +1000 imagens de elevada resolução que somente estão disponíveis através do modelo de subscrição.

 

  1. Snapwire Snaps

Snapwire é a plataforma que estabelece a relação entre fotógrafos e empresas que procurem soluções únicas. No entanto, também disponibilizam uma extensiva coleção de imagens em Snapwire Snaps.  Todas as semanas são adicionadas 7 imagens a coleção, de livre e gratuito uso.