Um blog corporativo é um blog usado para fins de blogging no contexto empresarial. Blog, curto para weblog, é a criação de páginas compiladas e categorizadas na web, e o uso desta técnica para fins de marca/venda por parte de uma entidade empresarial, denomina-se de blogging empresarial ou corporativo. O blog corporativo é o local de prática de blogging empresarial, que consiste na criação de conteúdos que abordam tópicos como atualizações e notícias de indústrias, dicas de experts e melhores práticas/how-tos ou noticias de empresa, da perspetiva de uma marca.

Empresas de todos os tamanhos utilizam a técnica de blogging corporativo, como parte central da estratégia de marketing de conteúdos.

Blog poderá ser escrito pelos executivos dentro de um negócio, ou por profissionais de SEO e copywriters (redatores comerciais) em nome do negócio.

Blog corporativo com parte do Marketing de Conteúdos

Um blog corporativo é uma das peças centrais na estratégia de Marketing de Conteúdos. Empresas que criam e mantêm um blog atualizado, têm até 13x mais retorno no investimento do que aqueles que não criam – bem como uma maior perceção de marca e posicionamento como líder na indústria.

Tal como muitas outras formas de marketing de conteúdos, o blog corporativo da sua empresa irá ajudá-lo em muitos aspetos do marketing digital e objetivos da empresa:

  • SEO
  • Interação com potenciais cliente e clientes
  • Perceção de marca
  • Conversões (vendas)
  • Liderança de Pensamento (do inglês «Thought Leadership»)
  • Gerar e nutrir novos leads

Vantagens de um Blog Corporativo

A distribuição de conteúdos em formato de notícias de indústria é adequada ao estimulo de interação por parte da audiência, ao mesmo tempo que cresce a sua presença nas redes sociais. Partilhar nestes canais de distribuição ajudará com o aumento de tráfego no seu website, melhorando assim a acessibilidade ao seu negócio, dando às empresas a sua própria voz na indústria.

As maiores vantagens de um blog corporativo surgem quando este é aplicado da forma correta, sendo que esta forma é incorporar o uso de um blog como parte da estratégia de marketing de conteúdos e estratégia de conversão. O SEO e o pensamento líder na indústria são forte motivações, mas um blog corporativo integrado e otimizado ao longo dos tempos aumenta a conversão e o gerar de leads.

Blog como parte das comunicações

Como qualquer forma de comunicação, o blog assume também formatos internos e externos.

Blog interno

Poderá possuir um blog corporativo interno onde é incentivada a participação de funcionários, discussões abertas sobre assuntos, o uso da inteligência coletiva, comunicações diretas entre diferentes partes da organização e fomentar o sentido de comunidade.

O blog é assim por vezes uma boa alternativa ao uso de p.e. grupos de Facebook para comunicações internas oferecendo uma forma de ter maior controlo sobre a participação dos membros.

Blog externo

Blogs externos são a forma mais comum de blogs corporativos, e quando bem empregues, executam as práticas em cima mencionadas.

O blog externo é a perfeita adição ao website da sua empresa, porque providencia-lhe uma capacidade muito maior de provar a credibilidade. Também contribui para o processo de humanização da empresa online.

Criar um Blog Corporativo

Como mencionado em cima, se pondera começar práticas de blogging corporativo na sua empresa/marca, a melhor forma de o fazer é considerar colocar a sua estratégia de conteúdos no papel e partir daí com aquilo que o blog irá contribuir para estes mesmos conteúdos.

Dado que os artigos de blog fazem parte de um dos formatos possíveis na estratégia de marketing de conteúdos, o blog corporativo será assim o local onde irá manter estes conteúdos, sendo que a personalização do mesmo à marca é essencial.

A categorização do blog, bem como a etiquetagem de artigos deverá estar organizada de forma a ser percebida em relação aos serviços que presta. Esta ajuda na homogeneidade da comunicação irá facilitar a passagem do blog para o site, bem como a perceção por parte do cliente da informação que está a recolher e como o seu serviço o ajudará a resolver o problema.

Nos artigos de blog, a DAT SEO tende a recomendar às empresas que se foquem na resolução de questões e objeções que os clientes colocam, bem como um verdadeiro acréscimo de blog.

Para mais detalhes sobre a criação de um blog corporativo, visite o nosso artigo sobre criação de uma estratégia de marketing de conteúdos, onde abordamos este tópico. Faça-o clicando aqui.

Objetivos de um Blog Corporativo

A criação, desenvolvimento e otimização de um blog corporativo irá ajudá-lo a conquistar os seguintes objetivos:

  • Aumento da perceção
  • Providenciar informação que o comprador necessita durante toda a Jornada do Comprador
  • Interagir com várias audiências, incluindo p.e. jornalistas
  • Branding (todos os pontos de contacto têm uma dimensão de branding importante)
  • Gerar leads (e geri-las e nutri-las)
  • Construção de relações
  • Relações públicas, no sentido não tradicional
  • Marketing de Influência
  • Feedback e listening
  • Marketing de comunidade
  • Condução de tráfego para o website, subscrições e registos

Blog Corporativo – Conclusão

Como analisamos em cima, o blog da sua empresa é uma parte essencial da estratégia de marketing de conteúdos, peça fundamental e presenteia-o com imensas vantagens. No entanto, é necessário manutenção e trabalho contínuo, para a otimização do mesmo.

O inicio das práticas de blog não é complicado, quando apenas um alinhamento dos conteúdos que pretende criar com os objetivos do negócio são necessários para que comece a criar, e as plataformas de blogging permitem um grande nível de personalização (para a sua marca) e são relativamente acessíveis a nível financeiro.

Blog Corporativo CTA