A sua marca é um dos seus mais valiosos ativos. É muito mais que um logo, slogan ou esquema de cores. É a experiência que os consumidores obtêm com o seu negócio!

A sua marca são as promessas, valores e personalidade que o seu negócio comunica e representa aos olhos e experiencia dos consumidores.

É como vende os seus serviços e como atende o telefone.

A comunicação da sua marca deve ser clara e honesta de forma a transmitir confiança e credibilidade. É o “selo de credibilidade” que distingue da concorrência e cria vantagens competitivas.

Benefícios do Branding

A marca deve transmitir aos consumidores, em toda a jornada de compra, os exatos valores e promessas que representa. A experiencia irá resultar na fidelização e nas melhores formas de comunicação.

Quantas vezes volta a um restaurante onde tem um excecional atendimento, conhece a comida e nunca ficou decepcionadado(a)? O mesmo acontece com os seus consumidores.

Uma forte identidade visual irá atrair novos clientes e expor as diferenças face a concorrência. É crítico que seja altamente competitivo e rápido para se adaptar e criar vantagens competitivas num mercado em constante mudança e elevada concorrência.

Valores da sua marca

Antes de desenvolver a identidade da sua marca, deve compreender quais os valores core do seu negócio, a sua missão e como difere da concorrência.

Deve também, assegurar que compreende a correlação entre os seus segmentos de mercado, público-alvo e a sua entrega. De nada serve criar uma marca luxuosa se os seus clientes procurar o preço mais baixo.

Branding quando realizado eficazmente dá uma enquadrada personalidade a sua organização.

Explore a sua marca

Aqui falamos do nome e logo. Um bom design cria uma forte presença e consistente imagem que se irá tornar memorável. A proteção da marca irá assegurar a longevidade e a supressão de eventuais possíveis problemas futuros.

O marketing da sua marca deve estar em sintonia com os valores de tudo que faz. Já viu um anúncio de uma marca de luxo nos classificados do jornal diário? Claro que não. Vê páginas completas em target publicações, com recurso às melhores equipas criativas e profissionais, para a criação de campanhas que representem os intrínsecos valores da marca.

Construir uma marca – checklist

Uma forte e memorável marca pode reforçar a sua diferença face a concorrência e auxiliar a fidelização dos clientes.  

Deve ter em consideração que a construção de uma marca é muito mais que um redesign do logo:

  • Identifique as qualidades, valores e experiências que os seus clientes associam ao seu negócio. De forma a estabelecer uma credível marca deve ter em mente estes três fatores. Lembre-se, uma marca é muito mais que um logotipo.
  • Não ignore as perceções dos consumidores de forma a projetar uma imagem sua. O seu negócio deve ser coerente em todas as suas variáveis. Caso não haja consistência os clientes procurarão outras marcas.
  • Pense em todas as partes do negócio – se os seus clientes associam a sua marca de distinta forma a que você projetou deve considerar todas as necessárias reformulações que o negócio necessita, do apoio ao cliente a forma como gere a empresa.
  • Envolva os seus funcionárioseles têm uma ideia própria do que o negócio representa, o que pode ser completamente distintos da sua e como tal todas as opiniões devem ser consideradas e analisadas. O desenvolvimento ou transformação conjunta, de forma integrada e eficazmente comunicada, irá auxiliar na implementação e/ou restruturação.
  • Consistência da mensagem visa o foco das qualidades, valores e experiências que os seus clientes associam a sua marca, produtos e serviços. Mantenha uma comunicação simples e eficaz.
  • Desenvolva uma marca visualmente distintiva. Deve refletir a sua identidade em geral e relacionar-se com todos os shareholders.
  • Branding. Inclua a sua marca e mensagem em todos os elementos – packaging, estacionários, website, marketing e todos outros elementos físicos e digitais.
  • Proteção legal da sua marca e da tagline que utiliza para descrever o seu negócio ou ofertas.
  • Tudo que o seu negócio faz está associado a marca aos olhos dos consumidores. Isto inclui o comportamento e forma de vestir dos seus funcionários.
  • Comunique a sua marca com os seus funcionários e explique os valores, cultura, qualidade e experiências de forma a sua comunicação ser coerente.
  • Promova a sua nova ou redesenhada marca através de campanhas de marca que incluam press releases, PR e publicidade, ofertas especiais e promoções.