Como fazer um orçamento de marketing

O seu orçamento de marketing é uma parte essencial da sua estratégia de negócios. Muitos empreendedores portugueses (e pelo resto do mundo) tendem a tratar o marketing em silos, e a sua estratégia está diluída consoante a pressão que existe para levar um produto ou serviço ao mercado. Para combater essa dispersão, a DAT SEO oferece-lhe neste artigo os passos a tomar para que consiga ter um orçamento de marketing mensal, bem preparado e que lhe traz resultados sem ‘esvaziar a carteira’.

Se gostaria de falar diretamente com um profissional da DAT SEO sobre como melhor planear o seu orçamento de marketing, poderá fazê-lo clicando aqui.

Para saber mais sobre como planear o seu orçamento de marketing, continue a ler.

Como fazer um orçamento de marketing - download gratuito de template

 

O que contém o artigo sobre Orçamentação de Marketing:

Neste artigo irá ter acesso a tudo o que envolve duas questões importantes na parte de orçamentação: Desenvolver todo o contexto em que a orçamentação faz parte, porque de nada lhe vale saber alocar dinheiro e não saber no que o está a alocar, e as especificidades de cada orçamentação em si, ou seja, como orçamentar para Redes Sociais, como orçamentar para Email Marketing, etc.

Portanto, neste artigo irá aprender o contexto da orçamentação, e depois como orçamentar em si mesmo.

Soa-lhe bem? Esperemos que sim, porque requeremos que esteja munido com a força da estratégia e planeamento, bem como inteligente alocação financeira, para resultados excelentes.

Como Fazer um Orçamento de Marketing

Orçamento de Marketing: Como planear? – 4 Passos

Um novo ano está prestes a começar e com ele chegam novas oportunidades de negócios, novas oportunidades para crescer e novos desafios. Este último trimestre de ano é uma excelente altura para que organize o inicio do seu marketing no ano que vem. Se começar com tempo, e calma, a ponderar quais as melhores técnicas, estratégias e métodos de marketing (online ou offline) que pretende empregar, irá começar o Q1 do ano seguinte mais organizado, mais eficaz e pronto para cumprir os seus objetivos de negócio.

Recordamos que a DAT SEO enquanto agência de web, marketing vendas e apoio ao cliente (digital), irá focar-se no marketing digital / marketing na internet, neste artigo. Isto porque providenciamos recursos gratuitos juntamente com este artigo, como um template de Estratégia de Marketing na Internet e Documento de Orçamentação de Marketing, e queremos que saiba que estão talhados para marketing digital.

Fazendo a ponte para a razão pela qual estamos aqui, vamos então ver qual o primeiro passo a dar para orçamentar o seu marketing de forma correta:

1- Comece pela Estratégia de Marketing

Como qualquer plano de ação suportado por um documento de planeamento financeiro para execução, o seu marketing deve começar por observar os objetivos de negócio que tem. Ao alinhar os objetivos de negócio com a sua estratégia de marketing, terá uma visão muito mais clara de como os atingir, e este como manifesta-se em táticas e métodos, que se manifestam em preços.

Poderá estar a questionar-se – Como definir os meus objetivos? Que objetivos são palpáveis? Que tipo de objetivos ajuda o marketing a cumprir? Se está a colocar estas questões a si próprio, excelente! É exatamente este o processo.

Como na DAT SEO queremos apoiar empreendedores a potenciarem o digital para jogar a seu favor, organizamos um Kit Completo de Estratégia, para o ajudar com todas estas questões. Neste Kit vai encontrar tudo o que precisa para começar a base da sua estratégia de marketinga na internet. Faça download gratuito e visite o Guia de Estratégia de Email Marketing para no primeiro ponto aprender a definir objetivos SMART!

2 – Definir o Orçamento de Marketing

A DAT SEO gosta de trabalhar com os seus clientes 3 tipos primários de orçamentação de Marketing, e todos giram em volta de percentagens em relação ao rendimento grosso da sua empresa.

Uma vez alinhados os objetivos de negócio com os objetivos de marketing, necessita decidir o montante exato para desenvolver um plano de marketing detalhado para cumprir a sua estratégia. Entre 2-8% do total de vendas (lucro grosso) podem ser alocados e a percentagem também vai de encontro com os objetivos.

Faça conforme aquilo que mais pretende:

2% – Interagir com / e reter clientes atuais – Técnicas simples

3-5% – Pretende crescer, aumentar market share, atraindo novos clientes e retendo atuais.  (Crescimento de 11-16%) – Técnicas avançadas

5-8% – Angariar leads, conversões e vendas. Acelerar os resultados (Crescimento 20%) – Estratégia Complexa, Detalhada e Ferramentas/Técnicas Avançadas

3 – Alocar os recursos financeiros de Marketing 

Escrever um plano de marketing requer tempo, mas irá ajudá-lo a pensar em estratégias e táticas relevantes.

Um bom plano de marketing deve, por norma, conter:

  • Estratégia de Posicionamento
  • Visão Geral dos Produtos e Serviços
  • Objetivos Financeiros
  • Objetivos detalhados por produto, segmento de cliente e canal de distribuição
  • Plano de Vendas
  • Estratégia de Marca
  • Campanhas de Marketing
  • Datas para auditar o progresso e alcance de objetivos
  • O seu orçamento

Visite o Guia de Estratégia de Marketing para saber os 5 passos a dar no sucesso do seu plano. Use a checklist para melhor definir aquilo que lhe é prioritário. Lembre-se que todos os pontos são importantes.

Quando tiver revisto o documento e percebido os 5 passos, pode assim, armado com os seus objetivos e orçamento, começar a alocar o dinheiro no necessário para por o plano em prática. Considere alocar montantes para:

  • Redes Sociais
  • Conversão e Nutrição de Leads
  • Ofertas de Conteúdos, Blog e Email Marketing
  • SEO e Publicidade Paga/Publicidade PPC

Aloque também algumas estratégias de marketing tradicional se sentir que dão resultado na sua indústria.

Aloque em cada estratégia o montante que sentir ser necessário, para além dos custos fixos que advém da compra de softwares por cada uma ou um para várias, e os aspetos de delegação envolventes. Quem irá levar a cabo o projeto? A sua equipa interna, uma agência externa como a DAT SEO, uma mistura das duas?

Vamos rever essa situação no próximo ponto.

4 – Implementar o seu Plano

Para garantir o sucesso da implementação do seu plano de marketing irá precisar de capacidades em design, marketing, copywriting e tecnologia. Quanto mais refinado e detalhado o plano, mais mão de obra qualificada necessita. E profissionais de excelência custam caro!

As grandes empresas, para dar resposta a complexos plano de marketing, chegam a alocar entre 500k-8M nos seus esforços, e envolve claro a contratação de profissionais para equipas in-house. Como podem imaginar, para a maioria das pequenas e médias empresas, isto não é solução.

Mas, obviamente, os seus sonhos de marketing não precisam de acabar aqui. Eis algumas opções alternativas à contratação de uma equipa de marketing:

Equipa Freelancer

Contratar uma agência de marketing é um recurso muito popular para pequenas empresas que estão a iniciar os seus esforços. É uma forma de garantir acesso a profissionais extremamente qualificados, sem envolver os custos de contratação, gestão e formação de novos colaboradores para a sua empresa.

As agências são um excelente recurso para campanhas e situações únicas necessárias à execução do seu plano. Se pretende parcerias a longo prazo com agências, para execução completa do seu plano de marketing, lembre-se de que as agêncais tem outros clientes, e não estarão com o seu processo em mãos 24/7. Se sente ser necessário uma atenção total ao seu plano de marketing, no que toca a tempo alocado diariamente, considere a seguinte opção.

Equipa Híbrida

A DAT SEO desenvolve muitos projetos sobre a alçada de Equipa Híbrida, e trabalho com profissionais de marketing contratados dentro de empresas, na ajuda à execução de planos. As empresas consideram muitas vezes contratar um profissional de marketing com capacidades específicas aos aspetos mais importantes de planeamento e táticas dessa empresa, e dá-lhe a capacidade de gerir no orçamento a contratação/delegação de tarefas a agências externas, para conseguirem ter acesso um número de profissionais mais capazes em determinados aspetos.

Para além do acesso a profissionais, muitas agências experientes podem dar formação e aconselhamento ao profissional dentro da sua empresa.

Esta pode ser uma maneira excelente de levar a cabo a execução do seu plano de marketing.

Como Fazer um Orçamento de Marketing

Orçamentar por Categoria

Introdução

Nesta parte do artigo irá aprender como fazer o orçamento de marketing para três dos tópicos/categorias necessários à execução do seu plano de marketing.

Orçamentar para Conteúdos

Calcule os seguintes gastos para produção dos seus conteúdos – Tenha em atenção a importância da qualidade dos seus conteúdos:

  • Software
  • Ferramentas de Publicação
  • Serviços
  • Freelancers

Software

Considere orçamento para os seguintes aspetos no que toca a software para conteúdos:

  • Design
  • Gestão de Projeto
  • Analítica
  • Automatização de Marketing
  • Webinars

Ferramentas de Publicação

Considere orçamento para as seguintes ferramentas de publicação do seu conteúdo:

  • Plataforma de Blogging
  • Sistema CTA/Landing Page
  • Plataforma de Conteúdos

Serviços

  • Armanezamento / Partilha de Ficheiros
  • Subscrição Site Fotos de Stock

Freelancers

  • Copywriteres (Escritores)
  • Designers
  • Developers

Orçamentar para  Publicidade Paga

Calcule os seguintes gastos quando estiver a orçamentar para publicidade paga:

  • Pesquisa
  • Display & Retargeting
  • Afiliados
  • Redes Sociais / Social

Pesquisa, Display & Retargeting e Afiliados

  • CPC
  • CPM

CPC (Custo por Clique)

Refere-se ao montante do custo que pagará por cada vez que alguém clica no seu anúncio.

(CPC = 0,13EUR) x (Total de Cliques = 3000 Cliques) = 390.00EUR

CPM (Custo por Mil)

Refere-se ao montante que irá pagar por cada 1,000 impressões.

Se o website onde publicita o informar que o CPM é de 2,00EUR, significa que pagará 2,00EUR por cada mil pessoas que veja o seu anúncio.

Redes Sociais / Social

Considere orçamentar para publicidade nas redes sociais:

  • Anúncios de Facebook
  • Anúncios no Twitter
  • Anúncios no LinkedIn
  • Anúncios no Pinterest
  • Anúncios no Instagram

Orçamentar para Redesign do seu Website

A sua plataforma poderá estar desatualizada e necessitará de a atualizar ou remodelar para acomodar a sua estratégia de marketing. O grau de atualização varia e o orçamento diferencia consoante o necessário a fazer:

O que mais considerar?

Para uma lista completa de mais considerações a ter na criação de orçamento de marketing, faça download do Kit. Nele irá também encontrar templates que poderá usar para orçamentar todos os aspetos mais fundamentais do seu marketing.

Conclusão

A orçamentação de marketing é uma prática que trará grandes vantagens e uma maior organização, bem como mais fácil medição de retorno a todas as empresas. Utilize as dicas aqui dadas sobre como fazer o seu orçamento de marketing e os planeamentos e templates providenciados pelo Kit da DAT SEO para que consiga levar a cabo a orçamentação, planeamento, estratégia e execução, bem como melhoria contínua do marketing para a sua empresa.

Como fazer um orçamento de marketing - download gratuito de template


Se necessita de ajuda com o desenvolvimento e execução do seu plano de marketing, faça-o contactando a DAT SEO, aqui.

Para download do Kit Estratégia de Marketing na Internet, clique na imagem em baixo, preencha o formulário e tenha acesso gratuito.

Se gostou do artigo, considere deixar a sua opinião e/ou partilhá-lo nas suas redes sociais.