Como Construir Uma Marca de Sucesso

O título soa apelativo, mas ambos sabemos: construir uma marca de raiz não é tarefa fácil.

«Que aspeto deverá ter?»

«Como deverá fazer as pessoas sentirem-se?»

«Conseguirá tocar o meu público alvo?»

Estas são algumas das questões frequentes que se apresentam quando se depara com a necessidade de interligar os pontos entre o que está a vender e a quem está a tentar chegar, para construir uma marca de sucesso.

Saiba neste artigo como lançar ou otimizar uma identidade forte para o seu negócio.

A Marca

Uma marca não é apenas um nome que se reconhece ou um logo que o irá identificar no mercado.

Uma marca é a maneira como a pessoa o percecionam cada vez que interagem com o seu negócio – tanto as que controla, como as que não controla.

É um pouco como a sua própria personalidade. A sua marca pessoal. Cada um tem um nome, face, um estilo, uma maneira de comunicar, diferentes impressões que deixamos em diferentes pessoas, e o que dizem de nos quando não estamos na sala.

Da mesma forma, as empresas e organizações tem nomes, produtos, logos, cores, fontes e linguagens, bem como reputação a manter que irão torná-las naquilo que elas são e a maneira como são percecionadas.

Nunca irá conseguir criar uma marca sem ser consistente e manter essa mesma consistência à medida que estende essa mesma marca para todas as partes do seu negócio. Mas tudo começa com estabelecer qual vai ser essa consistência e o feeling que pretende evocar.

Construir a Marca

Construir a sua marca pode ser resumido em 7 passos simples:

  • Pesquisar o seu público alvo e a sua competição
  • Escolher o seu foco e personalidade
  • Escolher o seu nome de marca
  • Escrever o seu slogan
  • Escolher o aspeto da marca (cores e fonte)
  • Desenhar o seu logótipo
  • Aplicar a marca em todos os aspetos do seu negocio e evoluir à medida que cresce

Embora consiga revisitar alguns destes passos a medida que ajusta a marca, é importante considerar que cada aspeto acima referido molda a sua identidade de marca.

Perceba o seu Mercado

Antes de começar a tomar decisões sobre a sua marca, precisa de perceber a situação atual do mercado: quem são os seus potenciais clientes e concorrência/competição.

Existem várias formas de o fazer:

  • Vá comprar online e offline e sinta de que maneira os seus potenciais clientes irão procurar e comprar os seus produtos. Esteja familiarizado com a Jornada de Compra
  • Analise as paginas nas redes sociais relevantes ao seu público alvo, ou seja, o que eles gostam e seguem
  • Fale com as pessoas no seu publico alvo e pergunte-lhes que marcas eles compram
  • Deite o olho a caixas de comentários com conversação e discussões sobre os produtos relacionados e recomendações feitas pelo seu público alvo.
  • Faça uma pesquisa Google do seu produto ou serviço e analise a concorrência direta e indireta que aparece.

À medida que pesquisa, vá notando:

– A quem mais facilmente conseguiria vender

– Quem são os seus maiores concorrentes

– Como falam os seus potenciais clientes e do que falam eles

Certifique-se de que fez um trabalho completo neste campo antes de avançar para o campo seguinte.

Definir a Personalidade e Foco da Sua Marca

Encontre o seu foco e deixe-o ser o fio condutor para os outros aspetos da sua marca.

Posicionamento?

Declare o seu posicionamento em uma ou duas frases que revelam como se irá definir no mercado. Isto não necessita de estar exposto ao público, pelo que será usado internamente para o ajudar a responder corretamente às questões que surgem na sua marca.

Tente algo como – Oferecemos [Produto/Serviço] para [Publico Alvo] de forma a [proposta de valor]

Ao contrário de [Produto/Serviço Concorrente], nós [Diferenciação Chave]

A sua proposta única de venda é onde irá competir. E apenas aí. Encontre-a e torne-a parte da mensagem da sua marca.

Da mesma forma, a diferenciação poderá ser feita à volta de uma causa, usando isso como missão que comunica a sua promessa claramente ao mundo.

Associar Palavras à Marca

Olhe para a sua marca como se de uma pessoa se trata-se. Como será ela? Que tipo de personalidade atrairia os seus potenciais clientes?

Use estas questões para o ajudar a encontrar a sua voz nas redes sociais e afunilar no sentido certo todos os seus esforços criativos, tanto escritos como visuais.

Atribua adjetivos à sua marca. Adjetivos que saiba que o seu publico alvo gosta.

Muitos designers de comunicação usam técnica para conseguir apurar a personalidade das marcas, pelo que poderá também usar esta ferramenta para o mesmo efeito.

Escolha de um nome

Dependendo do tipo de negócio que está a começar, a escolha de um nome poder parecer-lhe irrelevante.

Como já antes referido, uma marca é muito mais do que um nome. A sua personalidade, reputação são aquilo que lhe dá significado no mercado.

Mas como dono de um negócio, o nome da empresa é provavelmente o primeiro grande compromisso que fará. Irá ter em impacto em quase tudo: O seu logo, o seu domínio, o Marketing, o registo de marca (se o decidir fazer).

Irá querer escolher um nome que seja difícil de imitar e ainda mais difícil de confundir com uma outra empresa ou organização no mercado. Se tem planos de expansão, considere escolher um nome mais vago ou vasto, para que lhe seja mais fácil este processo ao invés de um negócio que tenha o nome do seu produto.

Experimente algumas destas abordagens:

  • Inventar uma palavra.
  • Usar uma palavra sugestiva ou uma metáfora.
  • Usar uma descrição literal do que faz.
  • Alterar uma palavra removendo letras (Tumbler; Tumblr), ou adicionando letras, ou finais em latim.
  • Acrónimos.
  • Combinar duas palavras numa só.

Antes de proceder com a decisão, certifique-se se o domínio com o seu nome está ou não ocupado.

Partilhe o nome que escolheu com pessoas próximas. Esta opinião externa poderá ajudá-lo a compreender se o nome não tem significados que não pretende, ou se já existe algo semelhante do qual se poderá ter esquecido.

Escolher Cores e Fontes

Esta é a parte em que irá representar a marca com cores e tipografia. O que deverá estar pronto antes de p.e. começar a construir o seu website.

Aconselha-se a contratação de um profissional de Design de Comunicação, principalmente envolvendo o design de logótipo, para esta parte, pelo que da mesma forma é possível contratar profissionais para qualquer outro assunto abordado, por isso aqui ficam alguns essenciais:

  • Estude a psicologia das cores, para melhor ver que cor se adapta ao seu
    negócio.
  • Certifique-se que o logótipo é legível com uma única cor e em múltiplas plataformas (desde Outdoor até Imagem de Perfil nas Redes Sociais).
  • Estude a interação destas cores com cores relacionadas, e a forma do logótipo que escolheu.
  • Certifique-se se quererá usar uma logomarca, se irá apostar apenas em tipografia, ou uma combinação das duas.
  • Escolha uma fonte que reflita a personalidade, mas que seja legível em todos os formatos e situações. Tenha cuidado com a mistura de várias fontes. Nunca deverá ultrapassar dois tipos de letra diferentes.

Escrever um slogan

Um bom slogan será um ativo para a sua empresa. O slogan deverá ser algo curto e descritivo que consiga colocar na biografia no Twitter, headline do seu website, um cartão de negócio ou qualquer outro formato e touchpoint com o seu público alvo, de forma a que poucas palavras tenham um grande impacto.

Poderá sempre mudar o seu slogan se encontrar novas abordagens para o seu Marketing.

Um bom slogan é curto, apelativo, catchy e causa um impacto. Ficam aqui algumas sugestões:

  • Apresente aquilo que afirma – ‘O Café Mais Forte do Mundo.’
  • Use uma metáfora – «Redbull dá-te asas.»
  • Adote uma atitude (de preferência uma que o seu público valorize) – « Just do it.»
  • Escreva uma rima – «Relógios Assunção, sabemos que horas são»
  • Use uma descrição literal – «Botique de Fashion Feminina»

Extender e Evoluir a Marca à medida que cresce

A construção da marca não acaba com o design de logo e criação de slogan.

A sua marca necessita de se manter consistente à medida que os clientes interagem com esta mesma, desde o tema que usa no seu website, até ao marketing, apoio ao cliente, bem como envios e packaging de produtos.

Irá continuar a formatar e evoluir a sua marca enquanto se vai expondo aos potenciais clientes e clientes, e irá aprender mais sobre quem e como eles são e como falar com eles.

Nunca irá ter 100% de controlo na percepção da sua marca.

Poderá conduzir as pessoas na direção certa, criar boas primeiras impressões e gerir a sua reputação, mas nunca poderá controlar as percepções individuais que existem na mente de cada pessoa (por exemplo, se estas tiverem uma má experiência p.e. com o serviço ao cliente)

Tudo o que pode fazer é apostar na melhoria e ajuste em cada passo e tentar ter impacto positivo na sua audiência.

Mas com este artigo, esperemos que tenha ficado com as ferramentas, conhecimento e recursos para começar na direção certa!

Uma breve palavra sobre a DAT SEO: Estamos todos os dias focados a ajudar negócios a crescer, aumentar o numero de leads, a fechar mais vendas e a providencia apoio aos seus clientes. Somos parceiros de escolha para inúmeros negócios nas áreas de web, marketing, vendas e apoio ao cliente, pelo que queremos ter a oportunidade de fazer o mesmo por si. Desta forma, partilhamos o nosso expertise diariamente pelos nossos canais digitais (e-mail, redes sociais, website) – Se quer estar a par dos melhores conteúdos que o ajudarão a crescer e sustentar o seu negócio, acompanhe-nos aqui.