Como criar conteúdos para Marketing de Conteúdos

Enquanto que diferentes pessoas defendem diferentes pontos de vista, conforme as suas práticas e ideias, o Marketing Inbound e o Marketing de Conteúdos estão intimamente ligados, quer pense um ser uma sub-categoria de outro, ou coisas diferentes.

Na DAT SEO, gostamos de abordar o Marketing Inbound como uma metodologia de sucesso para ser encontrado ao invés de procurar. No que toca a Marketing de Conteúdos, acreditamos no poder dos conteúdos para todas as suas fases estratégicas, desde:

  • Nutrir leads
  • Conteúdos de Serviço ao Cliente
  • Conteúdos para upsell e cross sell
  • Conteúdos para Retenção e Fidelização
  • Muito mais

Existem defensores de que a nutrição de leads ainda percebe a categoria de Inbound, mas coloquemos as nomenclaturas e categorias de lado! O que nos interessa realmente saber é o método que usamos para gerar mais leads e mais vendas online, e esse método pretende levar os potenciais clientes de Visitantes a Embaixadores de marca, pelo processo de: Visitantes – Leads – Oportunidades – Vendas – Clientes – Satisfação – Retenção – Upsell – Embaixador. personasTodos os esforços de conteúdos devem partir daqui e das necessidades das .

Com objetivos de conteúdos como:

  • Perceção de marca
  • Conversão de Leads & Nutrição
  • Conversação com Clientes
  • Serviço ao Cliente
  • Retenção/Fidelização
  • Upsell
  • Subscritores apaixonados

Neste artigo queremos abordar como gerar conteúdos para marketing de conteúdos.

Pense nos objetivos do Marketing de Conteúdos

Com o Marketing de Conteúdos, existe um número de objetivos que tem em mente, e para facilitar e maximizar a sua criação de conteúdos, deverá manter os objetivos em mente no momento de criação, de forma a alinhar perfeitamente os conteúdos com os objetivos.

Alguns objetivos que poderá ter:

Perceção de marca e reforço

Por norma, este objetivo é sempre o primeiro em mente quando se pensa em marketing de conteúdos. O objetivo poderá ser estar a tentar encontrar uma maneira mais eficaz do que publicidade para criar perceção para o seu produto ou serviço. O marketing de conteúdos é muito indicado para este tipo de esforços porque é orgânico, autentico e uma maneira excelente de criar interação com a sua marca.

Conversão de Leads e Nutrição

O marketing de conteúdos pretende conseguir troca conteúdos de alta qualidade por informação do cliente, de forma a facilitar à empresa o processo de nutrição. Isto pode ir desde um e-mail que seja adicionado a uma lista até uma lead já mais qualificada, ou até mesmo um pedido de serviço completo com informação detalhada. Na criação de conteúdos mantenha em mente o tipo de conversão que está a procura e o processo de nutrição que terá que fazer dependendo da fase da Jornada do Consumidor, para conseguir criar conteúdos que se adaptem a todos os momentos e aos objetivos de conversão.

Conversação com o Cliente

Desde testemunhos a casos de estudo, a conversação com o cliente deverá ser um grande foco aquando do momento de criação de conteúdos. Qualidade ao invés de quantidade é o objetivo. Bons argumentos de venda, casos de estudo que mostram aos clientes como resolveu problemas semelhantes ou iguais aos deles no passado, irão potenciar a conversação com o cliente e reforçar a confiança.

Serviço ao Cliente

Está a gerar conteúdos para o cliente APÓS a venda? Isto poderá envolver coisas como FAQs, manuais, processos documentados, mas acaba por ir um pouco mais além. Poderá criar conteúdos para realmente ajudar o seu cliente a tirar o maior partido possível do seu produto ou serviço! Partilhe as maneiras mais criativas, inovadoras e bem-sucedidas de como foi (ou pode ser) usado  o seu produto ou serviço, para providenciar ao cliente motivação e ideias fora da caixa sobre o que fazer com, e como melhor potenciar, o seu produto ou serviço.

Retenção/Fidelização

Tal como deverá possuir uma estratégia para tornar leads em clientes, deverá precisa de uma estratégia planeada para retenção de clientes. Se o seu objetivo maior é tornar clientes em subscritores apaixonados que partilham as suas histórias, esta área precisa de atenção redobrada.

Upsell

O marketing já não para no botão de checkout. Se já é bom a usar conteúdos para servir o cliente num modelo de subscrição, também tem a oportunidade de usar os conteúdos para criar uma interação contínua para outros produtos ou serviços que oferece. Não pare de comunicar com as pessoas quando estas se tornam clientes. Se necessita de gerar ideias para conteúdos, mantenha este objetivo em mente.

Subscritores ‘apaixonados’

O conteúdo é uma maneira excelente de dar algo mais aos seus clientes, para que estes se tornem embaixadores da sua marca. O que quer é pessoas que o defendam e que acreditam no seu serviço, e isto é feito através do contínuo acréscimo de valor. Mantenha esta fase dos conteúdos em mente quando necessita de gerar ideias para conteúdos.

Agora que revisitamos algumas principais razões para as quais está a criar conteúdos, vamos passar a ideias práticas para que consiga passar dos objetivos aos conteúdos em si.

Ideias para gerar conteúdos

  1. Mantenha as necessidades dos seus clientes em mente

Revisitar as suas personas é sempre uma boa opção se está com dificuldades em gerar ideias para novos conteúdos. Para além de manter em mente os objetivos em cima mencionados, e enquadrar a criação de novos conteúdos em áreas que sinta que está a faltar algo à sua marca, revisitar as necessidades das personas é uma maneira de conseguir mais ideias e cobrir falhas que possam existir no alinhamento entre os seus conteúdos e as necessidades dos clientes.

Coloque questões que saiba que os seus clientes tenham e faça uma lista com elas – Depois, crie guias compreensivos que respondem a estas questões e uma linha de conteúdos que os guiará desde o primeiro momento de contacto até à venda do seu produto ou serviço. Se já cobriu esta parte, gere conteúdos que apoiam o serviço ao cliente, ou seja, conteúdos para quem já é cliente.

  1. Use as redes sociais para inspiração

Plataformas como o Twitter podem ser grandes fontes de inspiração para perceber o que as pessoas precisam. Monitorize hashtags, palavras chave, tópicos e outras questões relacionadas com a sua indústria para ver o que as pessoas procuram e precisam.

  1. Übersuggest

Quando falamos de ferramentas práticas para apoiar a criação de conteúdos, a Ubersuggest é indispensável de mencionar. Se está neste momento a fazer esforços de SEO, esta ferramenta é excelente para lhe dar novas ideias de palavras relacionadas com keywords principais no seu negócio.

Desta forma, poderá potenciar a facilidade com que é descoberto, cobrindo mais tópicos e mais aspetos relacionados com o seu core, fazendo mira para estas palavras chave através do seu blog e criando conteúdos de valor para ser mais facilmente descoberto em todos os termos relacionados com a sua indústria.

  1. Análises e Recomendações

Comentários em seções de comentários de produtos ou serviços relacionados com o seu (ou mesmo o seu) podem ser uma fonte de ideias para gerar conteúdos. Sendo um espaço onde muitas pessoas apresentam dúvidas e/ou reclamações, para além de conseguir colmatar estas dúvidas e questões diretamente, conseguirá produzir conteúdos que irão acelerar o processo de apoio futuramente.

Conclusão

A inspiração surge de muitos lugares, a dizem que a mãe da criação é a necessidade. Portanto, se está com dificuldades em criar, esteja sempre atento às necessidades das suas personas e clientes.

Estar rodeado pela sua indústria e, especialmente, envolvido nela, será também uma grande fonte de novas ideias e descoberta de novas tendências e notícias que poderá partilhar, mostrando assim o seu conhecimento.

Se necessita de apoio na criação de conteúdos ou de revisitar a sua estratégia de forma a manter mais alinhada com as necessidades dos seus clientes, considere usar o apoio da DAT SEO para os seus esforços de Marketing.