O que significa Domain Authority (autoridade do domínio) e Page Authority (autoridade da página)?

A autoridade do domínio (DA) é um dos fatores de maior relevância no foco de obtenção de rankings nos motores de pesquisa.

Antigamente um website tinha por base o Pagerank para rankear. Nos dias de hoje, a autoridade do domínio e página são os primordiais fatores, a par com dos conteúdos e backlinks.

Neste artigo explicamos a importância de ambos os termos para sua compreensão e melhoria da autoridade do seu website, loja online ou blog.

O que é domain authority?

A autoridade do domínio é uma métrica criada pela MOZ. O propósito da classificação de um website, em uma escala de 1-100 (sendo 1 o mínimo é 100 o máximo). Logo, quanto maior a autoridade do domínio, como medida dos seus esforços de SEO, melhor estará comparativamente a sua concorrência. Ao realizar esta comparação, caso tenha um valor mais elevado, terá maiores probabilidade em conseguir colocar o seu site e palavras-chave em posições cimeiras.

O DA (domain authority) consiste em 40 sinais de rankings, como o número de links para o seu website (backlinks) e o número de linking root domains (número de sites que tem links para o seu). Mas, existem muito outros fatores – consulte a página MozTrust, MozRank e aprofunde o seu conhecimento.

Em suma a autoridade do domínio consiste na autoridade completa do website. Similarmente, a PA (Page Authority) é a medida individual de uma página especifica.

Como posso medir a autoridade das minhas páginas e domínio?

Existem vários softwares e ferramentas online para este efeito. No entanto, a nossa recomendação, software que utilizamos e visto ser a primeira ferramenta e empresa a desenvolver o conceito vai para o Moz Open Site Explorer.

A Moz também disponibiliza uma extensão para Chrome e Firework, o MozBar, que lhe permite obter todos esses dados aquando a visita de qualquer website. Para que tenha todos os dados disponíveis terá que criar uma conta gratuita.

 

Como melhorar a autoridade do domínio? 

Ao melhorar o seu domain authority está proporcionalmente a melhorar o potencial de ranking do seu website. Pense em DA como a medida de competitividade que colocará a frente da sua concorrência. Obviamente, existem outros fatores de relevo como a construção de backlinks e conteúdos, mas pode sempre basear-se na DA e PA para determinar o seu posicionamento face a concorrência.

Então exatamente o que devo fazer para melhor posicionar o meu website? Os dois fatores de maior relevância são:

  • Aumentar a autoridade do domínio e páginas
  • Obter links de sites com elevado DA

Mas, quais são os fatores específicos que impactam a DA e PA nos rankings:

  • Dias para o seu domínio expirar
  • Obter mais links para o site
  • Diversificação do perfil de links
  • Estrutura dos links internos
  • Remoção de maus links
  • Torna-se uma autoridade no seu nicho/sector
  • SEO on-site
  • Velocidade do website

Compreender a autoridade do domínio e páginas

Há uns anos os fatores de ranking da Google e outros motores de busca eram distintos dos dias de hoje. Anteriormente era tido em conta a quantidade de links e o Pagerank como base para rankings. Hoje, com as atualizações da Google e evolução dos motores, os fatores de ranking visam a qualidade e relevância dos websites.

O caminho percorrido e as alterações das práticas de SEO tem vindo a beneficiar os utilizadores em geral – melhores experiências através de conteúdos relevantes. Daí, torna-se crítico, a importância da velocidade dos websites, a otimização mobile, os conteúdos extensivos e relevantes, a credibilidade e autoridade dos websites, …

A nossa recomendação para os nossos clientes e leitores é sempre a mesma – crie algo de qualidade e jamais se preocupe com penalizações!

Se nunca tinha ouvido estes termos, esperamos que agora os fique a compreender e saiba auditar o seu website comparativamente a concorrência. Se tiver alguma questão, mesmo que não relacionada com este tópico, deixe-nos um comentário e nós ajudaremos 😀