Estratégia de Marketing Digital para eCommerce

Comece a construir uma Estratégia de Marketing Digital fantástica!

Está neste momento a gerir um website de eCommerce, como está a olhar para expansão futura? O mundo digital está entulhado de publicidade e por vezes poderá parecer impossível diferenciar-se da concorrência e ter uma voz no meio de todo o barulho.

Até mesmo quando se consegue diferenciar por cima de todo o barulho, como consegue garantir que irá fechar a venda, e fazer com que o cliente volte novamente a si?

Criar uma estratégia de marketing digital vencedora pode ser complicado de atingir, e por vezes é especialmente difícil saber onde começar.

Plano de Marketing para um negócio de eCommerce

Mesmo que consiga tráfego… Será que está a conseguir o tráfego certo? Com o SEO a perder o peso singular que teve em dias passados, com a Google em constantes atualizações e vivendo numa altura em que os dias de encher um website de palavras-chave lhe dava milhares de visitas, o medo pode instalar-se.

Mas não sinta medo!

Estudamos a melhor maneira de gerar um plano de Marketing Digital e nestes artigos vamos ensiná-lo, de forma fácil e digerível, a fazer exatamente isso para o seu negócio.

Em primeiro, lembre-se de:

Começar pelas suas Forças e Fraquezas

Antes de fazer seja o que for, irá precisar de avaliar com bastante calma e dureza o seu modelo de negócios. Pergunte-se a si mesmo:

  • Em que estou a desperdiçar recursos?
  • O que estou a fazer bem?
  • Onde estou a perder?
  • Onde estou a ganhar?

Nesta fase irá precisar de olhar para a sua concorrência também… direta e indireta: Descubra aquilo que eles estão a fazer e considere o porquê de eles estarem melhor que você (se estiverem)! Não se esqueça de celebrar as suas vitórias, mas irá beneficiar muito mais se se focar nas suas fraquezas. Seja honesto consigo, e obtenha opiniões daqueles que trabalham a seu lado e para si. Não tenha medo de criticismo, é exatamente isso de que está à procura, e sem ele acredite que o resto da sua estratégia de Marketing será inútil.

Defina objetivos para o seu Negócio

KPIs! Tudo irá girar à volta de KPIs (Key Performance Indicators, ou seja, Indicadores Chave de Performance). Talvez seja a fase mais importante da sua estratégia digital. São eles que lhe irão indicar o sucesso ou fracasso das suas decisões. Que lhe irão permitar ajustar o leme à medida que avança. Que lhe vão comunicar o que está a acontecer.

Ficam aqui alguns dos KPIs mais importantes para o Marketing Digital:

  • Número de Visitas Únicas
  • Número de Visitas que voltam
  • Tempo passado no website
  • Taxa de Conversão
  • Rendimento por Cliente
  • Rendimento Total
  • Taxa de Retenção de Cliente
  • Custo de Aquisição

KPIs Financeiros:

  • Rendimento Bruto Total
  • Lucro por Grosso
  • Lucro Líquido
  • RPU (Average Revenue Per User) Rendimento Médio por Utilizador
  • Gastos de Marketing
  • Margem por Grosso por Tipo de Produto
  • Rendimento por Visita
  • Custo por Visita
  • Custo de Retornos
  • Custo & Rendimento por Campanha
  • Rendimento por Linha de Produto
  • Lucro por Produto
  • Lost Profit
  • Retorno no Inventário Adquirido

KPIs de Marketing:

  • Alcance
  • CTR (Click Through Rate) ‘Taxa de Cliques’
  • Taxa de Conversão
  • Número de Cupões Usados
  • Valor Médio de Encomenda
  • Valor do Lifetime do Cliente

É absolutamente fundamental ter os cálculos destes KPIs para uma gestão eficaz e uma tomada de decisões informada.

Sem estes KPIs e este tipo de gestão, não lhe compensa ter uma loja online.

Quantificar os KPIs de Ecommerce

No momento em que tenha estes KPIs em ordem, deverá começar a quantificar um aumento realista que poderá esperar como resultado do seu plano de Marketing. Dê uma olhadela pelas tendências na sua data atual para melhor perceber com que números poderá contar.

Por exemplo, se viu um aumento de 3% na sua taxa de conversão nos últimos seis meses, não será muito realista esperar ver um crescimento de 400% nos próximos seis. Uma figura realista seria esperar cerca de 20-23%.

É importante relembrar também que a sua estratégia de Marketing Digital deverá ser adaptativa. Se atingir um incremento de 70% na sua taxa de conversão após um mês, tente perceber o que causou esse aumento e ajuste as suas projeções a esta nova realidade.

Desenvolver Buyer Personas (Personas de Compradores)

Sem dúvida parte fundamental da sua estratégia.

Já abordamos este assunto na DAT SEO algumas vezes, pelo que devemos reforçar neste artigo novamente.

Para ter acesso ao que já falamos neste blog, poderá fazê-lo aqui.

estratégia de marketing digital, ecommerceMas revendo novamente alguns dos tópicos mais importantes na construção da sua buyer persona, lembre-se de distribuir a sua base de clientes por um mínimo de três grupos separados. Faça isto analisando a data que já tem nas suas mãos:

Redes Sociais: Use os insights do Facebook para ter um entendimento maior sobre que interage consigo. Por norma esta análise irá excluir um pouco a sua audiência de idade mais avançada que por norma não estarão tão presentes nas redes sociais, mas é um maneira valiosa de ter insight naqueles que estão.

Analytics (Google): O Google Analytics dá-lhe muita informação de onde as pessoas vem para o encontrar, e a Consola de Pesquisa irá dar-lhe termos de palavras chave para o ajudar a coligar os diversos fragmentos. Aqui poderá perceber onde estão as pessoas a encontrar o seu website, por que página entram no mesmo, que tipo de dispositivo estão a usar, quanto tempo passam no website, que comportamentos manifestam… Entre muito mais. É uma maneira muito valiosa de perceber o comportamento das pessoas e a sua demografia para que se consiga adaptar.

Equipa de Vendas: Talvez o mais importante, a informação que a sua equipa de vendas lhe poderá passar sobre os clientes e os problemas com que mais frequentemente se deparaão também será extremamente valiosa.

As personas para eCommerce devem conter não só informação sobre os hábitos online, mas também os hábitos offline. Seja criativo com as personas, baseando-as em data real, para extrair o máximo delas.

Para perceber mais sobre a construção de Buyer Personas, faça-o aqui.

De qualquer das formas o mais importantes que deve retirar destas Buyer Personas, é que elas serão o arquetipo dos vários clientes que encontram valor no seu negócio. É por elas que irá perceber onde as encontrar, como melhor agradar, que dúvidas e problemas estas têm, etc.

A Jornada do Comprador

Também já abordado no blog da DAT SEO, aqui.

A Jornada do Comprador é o processo pelo qual o potencial cliente/comprador passa, antes de efetuar uma compra no seu website (neste caso específico). Começando como um estranho ao seu negócio, a tipica jornada do comprador irá ser algo deste género:

Consciência → Pesquisa → Decisão → Lealdade

Consciência – O potencial cliente percebe que tem um problema

Pesquisa – O potencial cliente começa à procura de opções para resolver o problema quando este já está identificado, poderá aqui encontrar a sua loja online (neste caso)

Decisão – O potencial cliente pondera as diferentes opções, e passa por um processo de tomada de decisão, onde irá medir as diferentes propostas de valor-preço, otimamente no final decidindo pela sua oferta.

Lealdade – O agora cliente está 100% satisfeito com a decisão que tomou e o produto/serviço que adquiriu, e através de uma excelente experiência de cliente, este torna-se um embaixador leal à marca (a sua loja online).

Para mais detalhe, ver aqui.

Mapeamento das Personas à Jornada do Comprador

Depois de definir estes processos, sente-se e perceba como cada Persona que desenvolveu irá experiênciar a Jornada do Comprador.

Por exemplo:

Como irá a Persona 1 encontrá-lo? Numa publicidade no Facebook? Através de um artigo publicado? Numa pesquisa no Google? Que tipo de termos e palavras usam elas para pesquisar?

Como poderá a Persona 2 manter-se leal à nossa marca se ela não está a abrir os emails que mandamos? Existirá alguma oportunidade de interagir com ela de outra maneira?

Ponderar com cuidado todas estas questões será uma base fundamental da sua estratégia de Marketing Digital. Irá ajudá-lo a solucionar problemas, a realmente interagir com os seus clientes fidelizando-os, bem como saber como abordar as suas personas.

Gerar Conteúdos

Combinando todos os fatores acima mencionados, chegou a altura de criar conteúdos para cada fase da Jornada do Consumidor, os quais serão o combustível para que consiga oferecer o conteúdo certo, à pessoa certa, no momento certo, dando aquele toque extra de personalização e verdadeiro acréscimo de valor por aquilo que a pessoa está a passar.

Sim, é uma tarefa grande e um projeto em si. Mas se está à procura de facilidades e meias medidas, este artigo não é para si. No entanto se está à procura de sucesso a longo prazo, estabilidade e um verdadeiro serviço profissional com valor, continue a ler que é um prazer tê-lo do nosso lado!

Primeiro de tudo considere a Jornada do Consumidor, e que recursos terá ao seu dispor para cada fase:

Consciência – Motores de Pesquisa, Redes Sociais, Editores & Blogs

Pesquisa – O seu website e o seu blog, Ferramentas Interativas, Comunidades

Decisão – O processo de eCommerce, os preços, as promoções & produtos, Envio gratuitos, Apoio ao Cliente, Perguntas frequentes, Recomendações na Plataforma

Compra – Vendas cruzadas, Upselling & Carrinhos de Compras abandonados

Lealdade – Emails de Remarketing, Campanhas Sociais, Ofertas & Promoções, Descontos

Para melhor compreender a aplicação destes conceitos, pense sempre em casos reais aplicados ao seu negócio online.

Por exemplo, se já teve compras nas sua plataforma, analise como as pessoas o descobriram, o que elas realmente estavam a procura, o que as levou a escolher a si. Hey, até pode na verdade contactar clientes atuais e fazer um estudo com estas questões.

Tenha feedback real, de pessoas reais, que compram no seu negócio.

Aceite sugestões da sua equipa e de próximos relacionados com o negócio, e reveja essas sugestões para que melhor consiga mapear as Personas que comprarão e encontrarão valor no seu negócio, ao percurso que estas percorrem para o descobrir e escolher, fidelizando-as de seguida, e faça-o sempre acompanhado do melhor conteúdo online, com excelente valor e imagem.

Com esta receita e estratégia, não irá falhar.

Se colocar o tempo necessário e rigor em cada uma destas fases, terá um maior controlo sobre o seu negócio, um maior insight sobre este mesmo, irá perceber os seus clientes, irá saber como eles encontram valor em si, como lhes dar mais valor a eles, e muito, muito mais, de forma a que consiga ser dono de um saudável e próspero negócio online que tem tudo para crescer.

E claro… Conte com a DAT SEO para o apoiar em cada momento que necessitar.