Ferramentas para Report de SEO

Uma boa agência ou empresa de SEO conhece os seus clientes! Estão cientes do seu conhecimento e onde existem lacunas de, como tal é importante a comunicação assertiva de informação.

Alguns clientes apenas pretendem relatórios sobre o tráfego e atualizações dos rankings das keywords. Outros esperam dados detalhados e minuciosos sobre impressões e a evolução de todas as long-tail keywords por país.

Cada cliente tem as suas necessidades e as agências de SEO devem focar-se nos KPIs relevantes para a medição regular da performance.

Várias empresas estão dependentemente da informação facultada nas atuais ferramentas que utilizam. Essas ferramentas devem oferecer diversas soluções e ao mesmo tempo colmatar a informação que os clientes requerem.

Ainda mais importante, as ferramentas devem ser uma extensão do trabalho e como resultado oferecerem benefícios na sua utilização e satisfação dos clientes.

  1. Google’s Data Studio

Google Data Studio é um aliado de qualquer profissional de marketing. É o apogeu das plataformas analíticas para os agentes com mestria para o seu domínio.

A ferramenta permite os utilizadores compilarem dados de uma variedade de fontes e integrações, tais como:

  • Adobe Analytics
  • Bing Ads
  • Adwords
  • Amazon
  • DoubleClick
  • Facebook Ads
  • Instagram
  • Stripe
  • Google Analytics
  • Search Console
  • YouTube
  • Google Cloud Storage
  • E muitos mais

A comunidade de integradores permite aos utilizadores integrarem redes sociais com outras fontes analíticas de dados através de excecionais dashboards. A visualização dos dados e o envio de relatórios é tão simples como enviar um URL.

O que torna esta ferramentas de report tão valiosa:

  • Grátis
  • Interativa
  • Possível de integrar com APIs para incluir praticamente todos dos dados que pretenda
  • Possível enviar a qualquer pessoa

Estamos todos cientes das exigências na regular (quase diária) atualização que os clientes nos solicitam. Com Google Data Studio as empresas de SEO podem misturar, agrupar ou isolar os dados através de gráficos e disponibiliza-los a qualquer altura.

Através da integração entre propriedades ou perfis que pretenda, os dados são facilmente associados através de suporte de visualização.

Torna-se extremamente útil o agrupamento de dados de distintas fontes nos relatórios.

Por exemplo, a visualização de relações entre as pageviews do Google Analytics com o relatório de queries da Search Console com apenas uns clicks.

Com tantas ferramentas de custos avultados, a Google Data Studio permite as agencias de marketing digital combinar uma imensidão de dados de forma gratuita.

  1. Cyfe

Tal como Google Data Studio, o Cyfe permite a integração de dados de distintas fontes em um dashboard que pode ser partilhado através de um link.

Difere pela habilidade em usufrui de várias integrações já desenvolvidas. No entanto, as métricas que pode combinar são muito limitadas.

Para clientes que não requeiram métricas de distintas fontes o Cyfe é uma ferramenta ideal para as agências.

O software permite a integração com várias ferramentas de SEO e a maioria das plataformas sociais. Pode configurar até 5 fontes gratuitamente.

Os utilizadores podem navegar distintas métricas através dos dashboards permitindo aos clientes um overview das mais importantes métricas.

O valor está associado à sua fácil configuração, permite a personalização e é facilmente partilhável com clientes.

  1. Relatórios de Tráfego e Keywords

O habitual de qualquer empresa de SEO cinge-se aos relatórios de tráfego e keywords.

Praticamente todas as ferramentas de SEO dispõe de funcionalidades de report. A dinâmica vária consoante a plataforma, mas todas as soluções de SEO permite a configuração de relatórios para clientes:

  • Rankings diários e médias
  • Links SERPs
  • Relatórios de tráfego
  • Relatórios de SEO local
  • Rankings concorrenciais

Dependendo da frequência de report, os relatórios podem ser automatizados quanto ao envio regular que definir.

Como o conhecimento em SEO varia consoante o cliente é crucial adaptar a informação enviada, assim como o agendamento da regularidade.

  1. Relatórios Técnicos de SEO

Se tem clientes com aprofundado conhecimento técnico em SEO é crítica uma análise minuciosa sobre todas as componentes de um website e as variáveis de SEO.

Os relatórios técnicos permitem a visualização das necessidades a serem colmatadas para a melhoria técnica do(s) website(s).

Várias ferramentas de SEO técnico irão providenciar um crawl a uma especifica página e como resultado obter detalhada informação sobre a performance.

Algumas ferramentas técnicas de SEO que utilizamos e recomendamos:

Todas as ferramentas são pagas, mas o valor obtido nos relatórios e posterior implementação vai muito além desse custo.

Muito clientes que contratam uma empresa de SEO requerem que a agência corrija todas os problemas técnicos encontrados no relatório. No entanto, uma auditoria extensiva para compreensão da severidade dos problemas é do interesse dos clientes que compreendem SEO e pode também ser utilizada como benchmark do futuro sucesso.

Conclusão

As ferramentas que a agência ou empresa utiliza deve refletir o tipo de relatórios que os seus clientes pretendem.

Conheça os seus clientes!

Depois escolha o set de ferramentas que necessita para combinar os dados em relatórios regulares.

Estes relatórios são o pilar de qualquer relação entre a empresa e os seus clientes: ou enaltecem uma relação ou acabe em desastres.