Quantos gostos a sua página de empresa tem? Se trabalha proativamente esta rede social certamente tem em mente o número de gostos que atualmente tem e o crescimento que evidencia.

Com mais de dois biliões de utilizadores, o Facebook oferece um exponencial potencial de alcance para o seu negócio. Com mais de 60 milhões de páginas empresariais ativas na rede, existe imensa competição na obtenção de likes e atenção.

Para obter mais likes deve estabelecer uma consistente e estruturada estratégia para Facebook. Sem nunca descurar o relacionamento (engagement) em detrimento do número de gostos – qualidade > quantidade.

Obter mais gostos requere que trabalhe consistentemente a rede e partilhe conteúdos suscetíveis de partilhas e que se relacionem com a sua audiência. A criação de valor será a melhor tática e abordagem para o crescimento da sua rede, assim como a satisfação da sua audiência.

 

  1. Desenvolva uma estratégia de Facebook Marketing

Como em qualquer outra plataforma social, deve ter uma estabelecida estratégia com base nos seus objetivos. De forma a criar uma consistente e coerente presença no Facebook, que represente os valores e personalidade da sua marca.

Define a sua audiência

A sua estratégia deve focar-se em obter mais gostos dos seguidores que tenha maior probabilidade em se relacionar com a sua marca. Defina as suas personas, para começar, e estabeleça o tipo de conteúdos e comunicação.

Pesquisa concorrencial

Análise extensivamente a sua concorrência e afira as suas táticas, métricas, o que resulta e como pode diferenciar-se. A preparação é a melhor estratégia para evitar fracassos – estude as fraquezas e erros ose outros para não os cometer e reforçar a sua presença.

Defina objetivos

Obter “Likes” não é um objetivo de marketing, nem representa valor nas variáveis de comunicação e rentabilidade para a sua organização. Ao invés, deve criar objetivos S.M.A.R.T. – específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas e temporais.

Ao definir objetivos está a criar uma base para uma constante medição e melhoria continua. Sabe para onde quer ir e qual progresso que está a obter. Com base nos resultados deve reformular a sua estratégia.

  1. Crie e cure a página do Facebook

A criação da página é obvia, mas por vezes alguns pontos são descurados. Se pretender obter “Likes”, deve ter uma completa e curada página, com consistentes publicações.

A sua página tem vários componentes, deve ter em consideração:

Preencha e utilize todos os elementos da secção Sobre Nós

A secção sobre nós na página do Facebook permite-lhe expor todos os detalhes da sua empresa. Das informações gerais a dados mais detalhados sobres os seus serviços e/ou produtos. Adicionalmente, pode incluir informações de contactos, morada, data da fundação, descrição da empresa, eventos e outros mais dados.

Todas estas informações ajudam na criação e melhoria da credibilidade da organização junto dos seus seguidores (atuais e potenciais). Para além de que, consegue ter visibilidade nas recomendações, com base nas informações que insere.

Ao visitar a secção sobre nós da página TAP AIR Portugal consegue visualizar, para além da descrição da empresa e produtos, os seus marcos importantes e horários.

Um perfil completo representa mais credibilidade e dá-lhe uma vantagem competitiva com base no algoritmo do Facebook – assegura que as pessoas vêem as suas publicações.

Escolha uma foto de perfil e capa

A primeira percepção do seu perfil será visual. Deve ter em consideração a importância na escolha da capa e foto de perfil do seu Facebook. O seu logo é a típica opção para a foto de perfil, mas também pode ser criativo(a) e escolher uma outra imagem.

A foto de capa terá maior destaque dada a sua dimensão. Deve selecionar ou adaptar a imagem com base na sua comunicação atual. Pode colocar a sua campanha sazonal, responsabilidade social da empresa, uma foto de equipa, entre muitos outros exemplo.

A inserção de um vídeo é uma excelente opção para ambos os casos. Os conteúdos interativos são mais do que uma tendência e resultam em maior relacionamento com a sua audiência.

Dimensões das imagens

  • Capa: 170 x 170 pixéis em computadores e 128 x 128 em smartphones
  • Foto de capa: 820 x 312 pixéis em computadores e 640×340 em smartphones.

Facebook recomenda que a sua imagem de capa seja 851 x 312 e tenha menos de 100 KB.

Fixe uma publicação de destaque com maior performance

Se tem uma publicação com melhores resultados e elevado número de gostos, pode destacar e fixar para potenciar o máximo. Ao escolher fixar o post no topo da sua página está a assegurar que será a primeira publicação vista por todos os usuários.

  1. Facilidade em encontrar a sua página de Facebook

Se ninguém encontra a sua página não há como ter sucesso. Algumas recomendações para aumentar a sua visibilidade:

Escolha do nome da sua Página

Se procuram a sua página no Facebook certamente digitam o nome da sua empresa ou marca. Mantenha algo simples e de fácil recordação. Exclua quaisquer keywords e tudo que não transmita credibilidade ao seu negócio.

Escolha um memorável e consistente username

O seu username – vanity URL – aparece no URL da sua página do Facebook. A utilização de um consiste username em todos canais sociais irá simplificar a pesquisa e entrada direta nas suas contas.

O nome da sua página deve estar em consonância com o username criado.

Inclua botões para seguir e likes no seu Website e Blog

Se alguém encontrou o seu blog e website e está interessado em seguir com maior detalhe as suas publicações deve providenciar links diretos para o efeito.

Por exemplo:

Facebook Developers para criar os seus botões >

Inclua (embeds) das suas publicações do Facebook no website e blog

Esta opção dá maior visibilidade a sua página e pode estar incutida em todas ou algumas especificas páginas do site e blog.

Ao invés de inserir um simples botão, está a dispor uma selecionada publicação.

Deve carregar nos três botões, no lado superior direito da publicação, e carregar em “Embed”. Copiar e colar o código no HTML da página que pretende dispor a publicação.

Exemplo do post da DAT SEO:

Os visitantes ao carregarem na publicação serão reencaminhados para o post na sua página do Facebook. Está a criar uma oportunidade e link direto para obter mais gostos.

Inclua um link para a sua Página do Facebook na sua newsletter e assinatura de e-mail

Deve fazer uso de todos os canais de comunicação que a sua empresa utiliza. Se comunica regularmente através de newsletters e certamente diariamente com e-mails, deve utilizar estes canais para gerar mais gostos e seguidores no Facebook.

Exemplo de assinatura de e-mail da Hubspot

Promova a sua página de Facebook em outros canais sociais

O conceito de cross-promotion consiste em aproveitar todos os seus canais sociais para gerar gostos e seguidores entre os mesmos.

Promova conteúdos de uma rede sociais em outra, não se limite a simplesmente colocar um link da página. Coloque vídeos do Facebook no Twitter, infográficos do Pinterest no Facebook, etc.

Convide atuais contactos e funcionários para a sua página de Facebook

Tire proveito de toda a sua rede de contactos e promova a rede social junto deles. Deve acrescer valor ao invés de se cingir a pedir gostos.

Promova a sua página de forma “tradicional”

Não se limite ao mundo digital. Inclua a sua página de Facebook em outros elementos corporativos da sua organização, com cartões de visita, estacionários, outdoors, …

Em conversações também pode referir a sua página e convidar a que sigam para se manterem atualizados com a empresa.

  1. Conteúdos de qualidade e relevância

Facebook recomenda que partilhe “imagens apelativas e textos e de leitura agradável para captares a atenção”.

Para desenvolver este tipo de conteúdos deve ter em consideração:

Inclua conteúdos visualmente cativantes

Fotos têm resultados muitos mais expressivos comparativamente a simples partilha de textos. Caso não tenha imagens ou alguém que crie este tipo de conteúdos, deve fazer uso de websites que disponibilizam fotos gratuitas de elevada qualidade.


Títulos

O título de uma publicação, para além da imagem ou video, irá captar a atenção da sua audiência. Os seus títulos devem:

  • Ser informativos
  • Criar expectativas sobre a publicação
  • Claros e realistas

Valor > Promoção

O seu primordial objetivo pode visar a venda de produtos e serviços, no entanto deve criar valor para a sua audiência. Partilhe conteúdos que se relacionem com a sua audiência, ao invés de tentar vender a todas ocasiões. Intrinsecamente está a vender, mas primordialmente a acrescer valor através de uma “venda indireta”.

Assertividade na comunicação

A par do já referido no início do artigo, a sua estratégia deve definir o que a sua audiência pretende da sua marca. Com base na pesquisa, análise comparativa e conhecimento dos seus clientes, deve refinar a comunicação para os seus desejos e pretensões.

Por exemplo, se vende um produto elétrico pode comunicar a sua utilização, responder a questões habituais, publicar vídeos explicativos, etc.

Não existe uma resposta única para o tipo de conteúdos que deve criar, como tal deve testar e melhorar.

Invista em Vídeo

Se realmente pretende aumentar o número de gostos do seu Facebook deve investir numa estratégia de video marketing. Vídeos são os conteúdos com melhores resultados no Facebook. Inclua vídeos nas publicações, lives e vídeos 360.

 

  1. Consistência e relacionamento

Partilhe com consistência

Crie um calendário de publicações com antecedência e partilhe de forma consistente os seus conteúdos. A qualidade e tipo de conteúdos ao longo do tempo irão transmitir todos os valores e personalidade da sua marca a sua audiência. 

Partilhe na correta hora

Ao descobrir a melhor hora para partilhar os conteúdos está a aumentar a visibilidade e relacionamento com os mesmos. Regra geral, as melhores horas tendem a ser das 12h às 15h e das 12h à 13h nos fins de semana – mas não será o caso para todas as empresas.

 

  1. Envolvimento com outras marcas e comunidades

Ao estar a aplicar uma estratégia de redes sociais deve ser social com a sua audiência, comunidades e outras relevantes marcas do seu nicho. Relacione-se com outras páginas através de gostos, partilhas, comentários e mensagens para que como resultado final obtenha mais gostos. Ao identificar outras marcas nas suas publicações está a aumentar a sua exposição e alcançar novas audiências.

Pesquise comunidades e grupos que se enquadrem no seu âmbito. Participe proativamente, mas sempre com a premissa de acrescer valor ao invés de simplesmente promover serviços e artigos. A partilha de conhecimento sobre qualquer temática irá colocar a sua marca como “top of mind” e consequentemente criará a perceção de conhecedor, líder e influenciador.

 

  1. Tire proveito do algoritmo do Facebook

A compreensão do algoritmo da Google é um fator crucial para aumentar o seu alcance orgânico. Ou seja, o conhecimento que adquire, com a pratica e experiência, irá potenciar a sua marca no Facebook.

De forma sucinta, resume-se a: Conteúdo de qualidade ao invés de promocional.

Facebook pretende que todos os usuários tenham uma experiência de valor, o que se expõem em conteúdos de qualidade. Invista tempo na produção de valiosos conteúdos.

Faça uso dos vídeos live. O algoritmo prioriza este tipo de conteúdos.

 

  1. Facebook ads (anúncios) para expandir o seu alcance

Facebook disponibiliza várias formas de publicidade. Os seus esforços promocionais e budget devem ser tidos em conta com base nos objetivos.

É uma ótima forma de colocar os conteúdos à frente da sua audiência atual ou ideal.

Para mais informações sobre os tipos de anúncios consulte este artigo.

 

  1. Aprenda com Facebook Insights

Análise a página do Facebook Insight e obtenha uma clara visão dos seus atuais seguidores, de forma a compreender e refinar os seus esforços. Pode também identificar o tipo de posts com mais interações e usar essa informação para criar mais conteúdos.

Conclusão

Cada negócio tem as suas intrínsecas especificações, desafios e objetivos. Deve planear, estudar, medir e refinar regulamente e consistentemente todas as variáveis das suas campanhas. No entanto, se há algo que podemos concluir é que os conteúdos de qualidade, que criem valor para o seu público-alvo, é o mais importante fator a ter em consideração.