O que é Guest Posting?

Guest posting é o nome dado à prática de autoria convidada em blogs/publicações de outros. Um exemplo prático que exemplifica a prática de guest posting é quando um autor/blogger escreve um artigo para outra publicação que não a dele. É, portanto, como o nome indica, uma publicação feita por um convidado (pessoa externa à publicação).

Guest posting é tanto uma parte essencial do seu SEO, como excelente para a promoção de conteúdos na sua estratégia de marketing de conteúdos.

Vantagens Guest Posting

Se possui um blog pessoal ou um blog corporativo, guest posting apresenta muitas vantagens, tanto para bloggers, como para marketers. Algumas destas vantagens incluem:

  • Aumento do alcance
  • Se a publicação for credível, aumenta a autoridade da marca
  • Backlinking para fins de SEO
  • Oportunidade de mostrar o seu expertise
  • Thought Leadership

Em termos de guest posting, poderá tentar publicar em blogs como convidado, ou aceitar submissões de guest posting no seu blog.

Como conseguir fazer guest posting

Existem blogs que aceitam publicações de autores/bloggers externos e por norma anunciam nos seus blogs/sites que aceitam a prática de guest posting. Para conseguir poderá procurar nos blogs mais adequados às suas personas. Poderá assim colocar um pedido de guest posting a uma publicação que seja de seu interesse.

Conduzir uma pesquisa no Google com as palavras indicadas como ‘nome do blog’ + ‘guest posting’ ou relacionadas como ‘escrever no blog’ – poderá dar-lhe acesso a blogs que aceitam guest posting.

Se conseguir construir uma relação com a pessoa do blog antes, tanto melhor. Os blogs de maior qualidade tendem a não aceitar guest posting de toda a gente, pois por norma já possuem um excesso de ofertas e sabem a audiência que têm – Assim, mostrando algo de verdadeiro valor para o blog, aumenta a sua hipótese de conseguir uma boa oportunidade de guest posting.

Fazer bom guest posting

Linhas editoriais

Os blogs de qualidade, aqueles onde lhe interessa publicar, possuem linhas editoriais. Adaptar-se a estas linhas é importante para conseguir produzir um artigo de qualidade para esse blog.

Temáticas do Blog

Aborde a temática relativa ao blog, contribua com uma opinião de valor, e disponha o conteúdo conforme o público de blog, por exemplo: Escrever sobre técnicas de marketing avançadas pode ser uma boa maneira de mostrar o seu expertise, pelo que se está a fazê-lo para um público iniciado, poderá ser demasiado complexo e assim perder o impacto.

Não faça publicidade excessiva

Deverá também ter cuidado para não fazer publicidade excessiva – Embora muito do guest posting seja criar oportunidades para ajudar o seu SEO e fazer publicidade do seu produto/serviço, o objetivo principal é contribuir com valor para o blog da pessoa para qual está a escrever – Portanto, torne esta a sua prioridade.

Misturar links próprios com links de terceiros demonstra uma boa imparcialidade no conteúdo que está a promover.

Como aceitar guest posting

Se pretende aceitar guest posting no seu blog, existem tanto diferenças como áreas em comum para blogs empresariais e blogs pessoais.

No blog pessoal

Se gostaria de aceitar guest posting no seu blog pessoal, deverá enquadrar com a temática do mesmo, fazer uma lista da maneira como escreve os seus artigos (para manter uniformidade) e enviá-la a quem mostrar interesse no seu blog.

Se iniciou agora a prática, poderá também procurar pessoas de interesse e propor que elas contribuam, mostrando-lhes as vantagens de o fazer.

No blog empresarial

Para um blog empresarial, poderá criar algumas regras mais específicas. Como se trata de um blog pra fins de atração de clientes, mostrar valor a estes é essencial. O mais importante é:

  • Evitar a promoção direta/venda de um produto/serviço – O que quer é acrescentar valor à sua audiência (personas) com o expertise da pessoa convidada, podendo promover indiretamente o produto/serviço dessa pessoa
  • Tente encontrar áreas complementares à sua indústria, que acrescentem valor à sua persona
  • Crie uma lista de regras para que consiga enviar ao convidado, isto inclui coisas como a formatação do texto, os tópicos que por norma aborda, como fará a promoção, os links que este poderá incluir, e toda a informação relevante para o autor.

Fazer guest posting na DAT SEO

A DAT SEO tem este blog aberto para pessoas que queiram contribuir com artigos de interesse às áreas que cobrimos. Como é normal, temos um conjunto de algumas regras que a pessoa deverá seguir, tal como: formatação do texto, temática e regras de promoção do seu produto/serviço dentro do artigo; pelo que por norma damos aos autores uma excelente flexibilidade para expressarem a sua opinião.

Se gostaria de contribuir com um artigo nas áreas que abordamos no blog (categorias macro: Web, Marketing, Vendas, Apoio ao Cliente, Tecnologia e Analítica e Dados) poderá fazê-lo demonstrando o seu interesse a partir desta página.

Conclusão

Guest posting é uma prática excelente tanto para fins de SEO como para chegar a públicos que não são o seu. Esta simbiose entre blogs e publicações aumentam o alcance de ambos os participantes, trocando assim vantagens entre eles, com um lado conseguindo chegar a uma nova audiência e o outro tendo publicações ou regulares ou com grande expertise por alguém de fora.

Se ainda não pratica Guest Posting no seu blog, é altura de começar!

Guest Posting Digicom