O que é o Atributo Hreflang?

Hreflang é o atributo (tag) HTML que diz aos motores de pesquisa a relação entre as páginas em distintas línguas do seu website. A Google utiliza este atributo para servir corretamente o URL consoante a localização ou preferências de pesquisa.

Se tem uma estratégia de SEO internacional deve conhecer a utilidade e aplicação deste atributo.

Qual o Propósito dos Tags Hreflang?

Muito websites visam audiências de distintas línguas e localizações. A aplicação destes tags também previne problemas com conteúdos duplicados e torna eficaz o targeting dos motores de pesquisa.

As diferentes aplicações:

  • Mesmo país mas diferentes línguas
  • Diferentes países e distintas línguas
  • Diferentes países e a mesma língua

Exemplo da Aplicação Hrefland

O atributo Hrefland deve estar incluído em todas as páginas que servem de alternativa da principal. Por exemplo, se o seu website estiver em inglês e pretender abranger um público português, em Portugal e Brasil, pode utilizar o atributo como:

<link rel=”alternate” href=”examplo.com” hreflang=”en-en” />

<link rel=”alternate” href=”examplo.com/pt/” hreflang=”pt-pt” />

<link rel=”alternate” href=”examplo.com/pt/” hreflang=”pt-br” />

Relevancia Hreflang nos Rankings

O atributo Hreflang pode não resultam em mais trafego, mas sim na disposição do assertivo conteúdo ao correto utilizador. Os motores de pesquisa colocam a correta versão com base na preferência da língua e localização do utilizador.

A Diferença entre Hrefland e Canonicalization

Canonicalization é uma ferramenta que serve para mostrar aos motores de pesquisa qual a versão do URL dominante – que deve aparecer nos resultados de pesquisa e evitar conteúdos duplicados.