O que é Link building?

Link building é o processo manual de criação de links para uma especifico website, página ou parte de conteúdo. Esta prática é realizada ao adicionar links em outros sites ou páginas ao pedir aos donos desses websites que criem os links para o seu site.

Google, e outros motores de pesquisa, baseiam-se nos links para determinar a autoridade de um website e definir o ranking que obtém. Sendo a base para os motores de pesquisa definirem os rankings de determinado site ou página, daí se fulcral a aquisição de links. No entanto, apesar dos inúmeros serviços e empresas a oferecer estes serviços, é necessário ter-se cautela na aquisição de links e adjudicação destes serviços.

Aquisição de elevado número de links

Nos primórdios de link building, webmasters recorreram aos mais diversos sites e estratégias para a aquisição massiva de links. Quantos mais links um site tinha maior era a probabilidade de obter elevados rankings para variadas keywords e pesquisas.

É irrefutável negar a importância do número de links que um website deve ter. No entanto, as coisas mudaram com os updates dos motores de pesquisa, em especifico da Google. A relevância dos links e o reconhecimento dos links “não naturais” passou a ser compreendida pelos motores de busca. E, daí resultam vastas penalizações e perdas de rankings.

A regularidade com que adquire links também é importante. Websites tendem adquirir links naturais em slow drips, com flutuações crescentes (caso sejam referência em meios de comunicação, por exemplo). Se regularmente adquire 100 links por mês não terá quaisquer problemas, mas se passar de 100 para 1000 e depois para 100 os motores de pesquisa certamente irão suspeitar dos esforços – coloca em causa a aquisição natural e pode ser penalizado na perda de rankings.

A aquisição de vários links é desejável, mas arriscada se não os receber de forma natural. Deve-se focar em qualidade ao invés de quantidade.

Mas, como um link ajuda o meu website a obter rankings?

Um link é importante para SEO ao ajuda-lo a obter rankings de quatro formas:

  • Adiciona valor a uma especifica página: melhora a visibilidade nos rankings
  • Adiciona valor ao domínio: eleva a autoridade do domínio e página
  • Relevância do conteúdo: o texto do link indica aos motores de pesquisa o assunto que a página ou artigo contem
  • Tráfego: um link remete o visitante para o seu website

Qualidade:

A evolução dos motores de pesquisa, desde a compreensão da semântica, machine learning, foco na intenção de pesquisa e padrões de links representam uma mudança nos esforços de link building – links de qualidade ao invés de quantidade.

Gestores de websites, profissionais de SEO e/ou marketing devem focar os esforços na aquisição de links de fontes seguras, credíveis e preferencialmente no mesmo setor ou área. No entanto, não há factors nem confirmação da Google de dados concretos quanto a relação entre quantidade e qualidade.

Quantidade:

Qualidade dos links é mais importante que a quantidade, caso contrário, como anteriormente era prática, webmasters faziam uso das mais nefastas estratégias para a aquisição massificada de links. Com atualização do algoritmo da Google os websites com tais práticas sofreram penalizações.

Um link de uma fonte credível transfere a credibilidade e confiança para o site de destino. Desta forma, a Google confia na relevância e como resultado verá melhorias nos SERPs.

Como obter links de qualidade?

Se está a começar os seus esforços de link building e tem como foco a aquisição de link de qualidade tenha em consideração algumas nas nossas recomendações:

  • Crie uma lista, curta e assertiva, de e-mail e fontes que pretende obter links. A relevância dos conteúdos serão o fator decisivo para o pedido ser sucedido
  • Seja relevante: procure bloggers e outros sites dentro da sua área e setor
  • Persista: não desmotive caso não tenha respostas ou seja rejeitado(a). Os maiores bloggers e meios de comunicação estão sempre a procura de novos conteúdos
  • Não participe em esquemas de links – eventualmente será penalizado
  • Peça opiniões e feedback. Se não conseguir colocar os links pelo menos obtém alguns inputs e vai melhorando o processo

Link building pode ser um processo complicado e tediante, mas nunca desespere. Toda gente começou por algum lado. Se necessitar de ajuda na construção de links pode-nos consultar, pedir ajuda ou usufrui no nosso serviço.

Como começar com Link Building?

Se deseja começar os seus esforços de link building comece em pequenas etapas. Primeiramente, foque-se na criação de conteúdo para o seu website. Crie valor através de recursos, materiais, páginas ou artigos de blog, ou desenvolva vídeos e infográficos susceptíveis de partilha. De seguida, procure os influenciadores da sua indústria e peça-lhes links. Com a abordagem correta e exímios conteúdos no seu website e/ou blog verá o seu esforço recompensado.

Precisa de ajuda com link building? Não sabe como começar? DAT SEO pode ajudar através do nosso serviço de link building, guest post, criação de artigos de blog, ou através de uma estratégia personalizada e gerida para o seu negócio.