O que são Links Internos?

De forma geral, links internos são links entre páginas contidas no mesmo domínio. O que se pode refletir em links na navegação do site, links em artigos, sidebars ou outras localizações do website. Por exemplo, este link para o artigo sobre links externos é um link interno.

 Tipos de links internos e a sua utilização:

  • Permitem utilizadores navegarem no website
  • Permitem estabelecer uma hierarquia no site
  • Ajudam a transmitir ranking power (link equity) sobre os sites

A utilização de links internos é uma prática muito comum na escrita de conteúdos em blogs. Habitualmente executada por escritores e editores ao invés de uma equipa técnica. O que de si, quando realizado de forma singular e não enquadrada com outros esforços, pode não explorar todos os benefícios. 

Qual a Importância dos Links Internos?

De um ponto de vista estratégico, ajuda os gestores e donos de websites a colmatar lacunas de autoridades (Authority Gap) entre os seus conteúdos.

Algumas utilizações comuns de links internos:

  • Remeter utilizadores para uma outra página informativa. Por exemplo, se está a escrever sobre links internos é relevante a colocação, como realizada acima, para artigos internos visto ser um tema similar que possa interessar o utilizador.
  • Ajuda a melhorar o ranking de certas palavras-chave. Se pretende obter ranking para uma específica keyword é relevante que utilize o texto âncora certo como link. Por exemplo, a colocação de “link externos” como link para esse respetivo artigo.
  • Ajuda na promoção e divulgação de serviços e produtos. Ao escrever este artigo sobre links internos posso aproveitar a oportunidade para referir o nosso serviço de link building e criar um link para a página do serviço. O mesmo pode ser aplicado para produtos, eventos, webinários, cursos e outros bens ou serviços .
  • Ajuda Google a navegar o seu website (crawl). Os links internos nos artigos de blog, assim como as categorias e tags, permitem a Google indexar mais eficazmente as páginas.