O mundo empresarial que vivemos e onde trabalhamos está radicalmente distinto do que anteriormente era. Equipas de vendas e funcionários de lojas eram especialistas, mas hoje em dia as marcas e negócios apenas despendem os seus budgets nos potenciais clientes que realmente têm interesse nos seus serviços.

Hoje, os consumidores são especialistas e procuram proactivamente as marcas e os negócios. Quando alguém toma uma decisão temos a certeza que é informada e existiu uma pesquisa antecedente. Por exemplo:

Existe uma explica para esta tendência no hábito de compra: conteúdos. O marketing de conteúdos é o processo de criação de conteúdos valiosos que atraiam, informem e envolvam a sua audiência, ao mesmo tempo que promovem a marca. Os consumidores e clientes pesquisam online por questões e informações que a sua marca está em uma posição única para oferecer. Os três primordiais benefícios:

  1. Aumentar a consciencialização da marca: Os seus potenciais clientes estão na internet a procurar respostas para todas as suas questões e as respetivas soluções para os problemas. A sua marca está em constante visibilidade.
  2. Aumentar a preferência pela marca: O marketing de conteúdo ajuda a estabelecer a sua marca como líder na sua indústria, o que se transfere no enaltecimento das relações com os compradores.
  3. Maior alcance a um menor custo: Uma estratégia de conteúdos é efetiva quando realizada a longo prazo. Um reportório extensivo de conteúdos de qualidade irá de forma regular qualificar leads e converte-los em clientes.

A utilização de marketing de conteúdos é uma estratégia que evidencia e enaltece a relação entre a organização e o cliente, no ambiente cada vez mais nativo da população – a internet.

Criar uma Estratégia de Marketing de Conteúdos

Uma eficaz estratégia de conteúdos assenta em dois pilares:

  1. Desenvolvimento de robustas e estratégicas personas
  2. Compreensão da jornada de compra do seu cliente

Cada conteúdo desenvolvido deve apelar a uma ou duas personas em cada especifico estágio do processo de compra. E, de forma subtil, deve remete-lo(a) para a próxima fase.

Para mais inspiração ou conhecimento sobre estratégias de conteúdos visite o blog da DIGICOM Suite.

Como desenhar conteúdos que envolvam

O design significa muito mais do que esquemas de cores e imagens de stock. O processo será distinto para cada equipa de marketing e para cada tipo de conteúdo.

Em geral, o design iniciasse no desenho da estratégia de marketing de conteúdos. A compreensão das personas e os objetivos de marketing são a base para cada fase e elemento de design que irá desenvolver – deve representar a voz da sua marca e tornar-se útil para cada persona.

Uma eficaz estratégia de conteúdos inclui uma variedade e tipos de conteúdos. Cada peça criada deve ser pensada para:

Artigos de Blog

Crie uma estratégia e converta em um plano editorial regular, com a definição das tarefas de cada área. O blog da empresa pode e deve ser utilizado para a promoção de outro tipo conteúdos que auxiliem a consistência de publicações. Se não tem uma profissional na sua equipa de marketing familiarizado com SEO deve recorrer a uma empresa que explore o seu potencial.

Ebooks

O conteúdo dos ebooks segue uma estrutura narrativa e inclui uma forte componente de design. O objetivo deste elemento visa educar as suas personas através de uma linguagem conversacional.

Manuais e Templates

Uma ótima forma de educar os seus clientes é através de recursos desenhados de forma interativa como suporte para especificas necessidades.

Whitepapers e Relatórios

Similarmente aos ebooks o objetivo primordial é educar. Apesar de não tão gráficos, a sua linguagem pode ser mais profissional e técnica. Também permite a oportunidade de colaboração com outra organização.

Infográficos

Com a utilização de sucinto texto e uma forte componente gráfica pode contar uma história ou guiar a persona para uma explicação mais intuitiva. Se não tem profissionais gráficos internos o recurso a uma empresa com esta capacidade, analítica e gráfica, é a solução.

Apresentações

A utilização de formatos como o power point são uma ótima forma de explicar extensivas ou complexas informações através de um recurso que as torna intuitivas. Utilize o mínimo de texto possível acompanhado de imagens e gráficos.

Vídeos

A utilização de vídeo deve seguir a estrutura dos conteúdos para denotar um fio condutor. Para além da utilização no seu blog pode partilhar no Youtube e outras plataformas sociais.

Casos de Sucesso

Construa casos de sucesso com números e explicações detalhadas. Desta forma, irá transmitir valor e resultados, ao invés do foco na marca.

Marketing de Conteúdos e Redes Sociais

Redes sociais são um dos primordiais veículos de tráfego para as campanhas de marketing de conteúdos, especialmente num grau inicial com conteúdos de entretenimento.

Os três tipos de conteúdos que pode promover nas redes sociais:

  • Owned: partilhar o seu conteúdo nos seus próprios canais oferece uma rápida e personalizável oportunidade para se relacionar com o seu público-alvo.
  • Paid: a maioria das redes sociais permite publicidade paga. A escolha das personas e da demografia é um método para melhor foco e target.
  • Earned: a mais valiosa, mas mais complicada de criar cinge-se a promoção orgânica dos seus conteúdos por parte da sua audiência.

Cada rede social tem um distinto tipo de utilizador. O foco nas suas personas com base na rede e demográfica é a base para uma eficaz estratégia.

Tipos de conteúdos utilizados pelas organizações com base no estudo da Marketo:

As diferenças entre as redes sociais:

Facebook

Facebook permanece a maior rede social de momento, apesar do rápido crescente denota uma tendência e mudança. O utilizador do Facebook tem vindo a reflete-se em um público adulto. Em Janeiro de 2015, os utilizadores desta rede são pessoas com educação colegial e mulheres com rendimentos baixos.

Twitter

Os mercados emergentes contabilizam 78% do tráfego do Twitter. Na India é uma das redes com maior crescimento. Estatisticamente falando, os utilizadores tendem a ser recém-licenciados que vivem em zonas urbanas.

LinkedIn

LinkedIn é a plataforma de referência dos profissionais, e como é obvio os seus utilizadores são “mais sérios”. Evidencia 64% das referências sociais para um website corporativo, comparativamente com 17% do Facebook e 14% do Twitter.  A demografia denota que os utilizadores são instruídos e com elevados rendimentos comparativamente às outras redes.

Pinterest

Provavelmente a rede mais amada. Certa de 47% das compras online foram alicerçadas através de recomendações no Pinterest.  Que se transmite em 4x mais rentabilidade por click comparativamente ao Twitter. Os utilizadores são afluentes mulheres que vivem em zonas rurais.

Marketing de Conteúdos e SEO

A par dos esforços da criação e promoção de conteúdos nas redes sociais, deve também focar-se e elaborar uma estratégia para os motores de pesquisa. As melhores práticas de SEO colocaram os seus conteúdos aos bons olhos da Google e como resultado obter elevados rankings que se irão converter em tráfego qualificado:

  • Utilização de palavras chave: identifique as palavras chave para os seus conteúdos, alguns sinónimos e outras relacionadas. Assegure-se da utilização em todos os elementos nos conteúdos: títulos, conteúdos, bullet points, imagens, … Os motores de pesquisa compreendem a utilização, normal ou manipulada das palavras, e o resultado será influenciado por essa variável.
  • Ganhe links naturais: longos vão os tempos em que o foco era obter o maior número de links. A construção de relações com os profissionais da indústria que partilhem os seus conteúdos e criem links para os recursos é a estratégia a seguir. Links dos mais qualificados e notórios websites irão dar um boost ao seu site.
  • Media: inclua imagens e vídeos (com títulos descritivos e alt text) nos artigos de blog e landing pages. Ao melhorar a experiência de utilização dos utilizadores irá diminuir o bounce rate (taxa de abandono) e consequentemente melhorar o seu posicionamento da Google.
  • Qualidade dos conteúdos:  é o pilar das estratégias de inbound marketing. Responda a questões e faculte informações relevantes e valiosas para a sua audiência. Crie conteúdos para os utilizadores e ao mesmo tempo para os motores de pesquisa.

Obter Leads com Marketing de Conteúdos

Os consumidores e compradores de hoje tomam decisões informadas e independentes, como tal os marketers têm que se adaptar ao universo que os rodeia.

Uma robusta estratégia de marketing de conteúdos irá ajudar a sua marca a relacionar-se com a sua audiência em cada fase do ciclo de compra. Descubra como a DAT SEO pode ajudar a sua empresa.