Introdução

Inbound Marketing para SaaS from Digicom Suite on Vimeo.

Este artigo da DAT SEO pretende introduzir-lhe às estratégias de marketing de conteúdos e inbound marketing para aplicação das mesmas à sua empresa de SaaS.

Iremos começar pela apresentação dos conceitos de Inbound e Conteúdos, seguido por uma análise da aplicação de Blog Marketing para SaaS, acabando com uma oferta exclusiva sobre melhoria das taxas de conversão (elemento crítico em ambos os conceitos) para que consiga aprofundar o tópico.

Lista de Conteúdos do artigo

  1. O que é Inbound Marketing
  2. Estratégia de Marketing de Conteúdos
  3. Blog Marketing para Empresas SaaS
  4. Melhorar as Taxas de Conversão para SaaS [Oferta Grátis]

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing (marketing de atração) é marketing focado na atração de clientes através de conteúdos relevantes e úteis e adicionando valor a cada fase do processo de compra do cliente. Com Inbound Marketing, potenciais clientes encontram-no através de canais como blogs, motores de pesquisa e redes sociais.

Ao criar conteúdos desenhados para resolver problemas e necessidades do seu cliente ideal, atrai prospeções qualificadas e constroem confiança e credibilidade para o seu negócio.

A Metodologia Inbound

A melhor maneira de tornar estranhos em clientes, e clientes em promotores do seu negócio.

Metodologia Inbound Marketing

Ao longo do topo estão quatro fases (Atração, Convesão, Fecho, Satisfação) que tornam estranhos em visitantes, leads, clientes, e promotores. A metodologia torna-se ainda mais poderosa quando implementada em conjunto com as suas vendas e estratégias de sucesso com clientes.

Ao longo do fundo está um stack completo de softwares para marketing, vendas e sucesso com o cliente, com o CRM no seu core. Sozinhas estas ferramentas são poderosas – mas tornam-se ainda melhores quando usadas em conjunto, ajudando-o a crescer com a metodologia Inbound completa.

Nos últimos anos, a mesma mudança que iniciou o movimento inbound (em 2006) continuou a espalhar-se por toda a experiência do cliente. Isto torna esta metodologia de marketing a metodologia ideal para a sua empresa de software.

Estratégia de Marketing de Conteúdos

O marketing de conteúdos pode ser uma ferramenta poderosa para o gerar de leads das marcas de SaaS. Uma estratégia de conteúdos forte poderá ajudar os negócios de SaaS a construirem relações de confiança com potenciais clientes, conseguir mais vendas e ajudar na conversão de leads em vendas.

Como o fazer?

  1. Defina um processo
  2. Aloque recursos
  3. Estabelece um processo ou ferramenta para medir resultados
  4. Otimize ao longo do tempo para melhores resultados
  5. Atualize o plano de conteúdos regularmente e aumente a alocação de recursos conforme a performance

Definir objetivos

Alguns objetivos destacam-se quando pensamos em objetivos de marketing para empresas de SaaS. O gerar de leads, liderança de pensamento, nutrição de leads e confiança são objetivos vitais que podem ser melhorados através de um marketing de conteúdos forte.

  • Um plano de conteúdos deverá conter tanto o processo como o calendário. Este plano irá ajudar a garantir o sucesso dos seus esforços de marketing completos. No que toca ao processo, irá necessitar de definir o processo de aprovação e de iteração. A iteração é importante. O processo de iteração ajuda as organizações a aprenderem a partir de esforços passados para conseguirem melhores resultados futuramente.
    • Planeie os temas dos conteúdos
    • Calendários de Publicação
    • Defina KPIs
    • Quem está a escrever e quem está a aprovar os conteúdos?
  • Jornalismo de Marca pode ser uma ferramenta poderosa para construir brand advocacy, confiança e lealdade. As empresas de SaaS podem melhor potenciar a pratica de jornalismo de marca para construir relaçõe mais profundas e confiança com leads e clientes. Storytelling ajudará as marcas de software a chegar aos corações dos clientes. Considere entrevistas a colaboradores/empregados ou contar a história por detrás do processo de descoberta de um produto.
  • Email marketing ajudará na melhoria das conversões ao longo do lifecycle do cliente. Os conteúdos jogam um papel grande no email marketing. Não use apenas o email marketing para enviar textos de vendas. Ao invés, partilhe ideias, insights, dados, relatórios, histórias que considere úteis, interessantes ou que entretenham. O email marketing é relativamente barato e altamente mesurável, mas é necessário ter cuidado para não ser abusivo. Trabalhe para conseguir manter os cancelamentos de subscrições e SPAM o mais baixo possível, de preferência a zero. Para conseguir este objetivo deverá focar-se em qualidade, relevância e breviedade.
    • Ligue as comunicações via email às páginas web para medir o interesse e expandir o detalhe em temáticas dos conteúdos da mensagem de email
    • Use segmentação para agrupar compradores com base nos interesses destes. Isto irá manter a sua relevância alta.
  • O vídeo é também um motivador muito forte.Alguns vídeos poderão precisar de maior planeamento e recursos do que conteúdos para blog, mas o vídeo é sem dúvida um tática de marketing altamente eficaz. Existe uma grande quantidade de temáticas passíveis de serem usadas em video para softwares e B2B software marketing, incluindo entretenimento, educacional, informativo e instrucional, Como ponto de início, considere vídeos instrucionais para apoiar o uso do seu software. Ajudar os clientes irá potenciar a retenção.
  • Agendar conteúdos ou continuidade de conteúdos, deverá ser algo que está definido para uma empresa de SaaS. Deverão existir esforços contínuos de conteúdos que apoiam prospeções, leads e clientes.
  • Auditorias a conteúdos do website para SEO, posicionamento, qualidade, e para melhorar taxas de conversão deverão ser consideradas como parte da estratégia de conteúdos de uma marca. Muitas marcas de software publicam e esquecem-se dos conteúdos nos seus próprios websites. Comece então por auditar todos os conteúdos com melhor performance, para melhorar as taxas de conversão. Não se foque apenas no design e estilo, mas sim nos conteúdos e legibilidade também.

Esforços de marketing de conteúdos para SaaS

  • Artigos de blog (diários ou semanais: recomendado minimo 4/mês)
  • Notícias da empresa e press releases
  • Emails de suporte para clientes: dicas, recursos, atualizações (pelo menos trimestralmente)
  • eBooks, manuais e casos de uso
  • Lista de factos ou de dados para ajudar potenciais usuários
  • Comunicações nas redes sociais (mantenha-se relevante e visível. Lembre-se de NÃO fazer apenas promoção própria)
  • Conteúdos de apoio ao cliente (pode assumir vários formatos, desde fóruns até uma ‘knowledge base‘ em constante atualização)

Temáticas de conteúdos a considerar para SaaS

Antes de analisarmos a lista de ideias temáticas, convém salientar que o foco da produção dos conteúdos será sempre a sua persona – o valor que lhe acrescenta, as atualizações que lhe dá, a maneira como conecta com ela. Visto isto, os seus conteúdos poderão abordar temáticas como:

  • Conteúdos a cobrirem eventos próximos e feiras de indústria
  • Lançamento de features ou de produtos
  • Tendências de indústria ou hábitos gerais do cliente
  • Pain points da indústria (que a sua marca ajuda a resolver)
  • Pesquisa e questões para pesquisa
  • Sondagens
  • Entrevistas a empregados
  • Entrevistas a clientes ou histórias de sucesso de clientes
  • Maneiras interessantes como o seu software está a ser usado
  • Problemas frequentes com que as suas personas lidam (e como os resolver)
  • Temáticas de interesse para as suas personas (que estejam minimamente relacionadas com a sua marca)

Blog Marketing para Empresas SaaS

O blog marketing irá ajudar na lealdade, retenção e taxas de conversão.

As marcas de SaaS necessitam de empregar fortes estratégias de conteúdos e blog marketing para atrair e converter clientes. Uma das mais vitais partes do marketing de aquisição para as marcas SaaS é providenciar a informação certa, recursos, histórias e conteúdos para influenciar os potenciais clientes. Os blogs são uma ferramenta poderosa dentro de uma estratégia de marketing de conteúdos para SaaS.

O ponto de venda para muitas marcas SaaS é o potencial de reduzir os custos de TI, melhorar a facilidade de uso, oferecer atualizações recorrentes, aumentar os pontos de acesso e oferecer uma proposta de valor on-demand. Os conteúdos de blog poderão oferecer insights para cada uma destas propostas de valor – providenciando contexto e exemplos.

Três razões para a sua empresa de SaaS investir num blog de alta qualidade

  1. O blog irá gerar-lhe mais tráfego do que qualquer outra estratégia. Conteúdos frescos, visitantes regulares, e muitos outros fatores passíveis de serem explorados num blog, aumentarão o interesse dos motores de pesquisa no website e expandir a sua oportunidade de adquirir novas leads.
  2. O blog irá tornar a sua empresa de SaaS mais acessível e mais amigável, porque os conteúdos blog poderão ser mais informais e acessíveis, mediante a linguagem e tom que escolher para o mesmo (idealmente dentro dos parâmetros da sua marca). O blog será certamente uma fonte de vida e movimento para a sua marca.
  3. O blog constrói lealdade e nutre relações. O blog tem o potencial de explorar mais temas e assuntos do que as secções do website principal da sua empresa. Use esta liberdade para ajudar e entreter as prospeções, leads e clientes. Ao fazer isto, a sua marca irá reter atenção, interesse e lealdade – ajudando com os esforços de aquisição, nutrição e nutrindo relações, para maior retenção e lealdade, bem como criação de promotores. Imensas vantagens!

Dicas de Blog Marketing para SaaS

  • CTAs (Call to action). O blog da sua empresa de SaaS será parte tanto da sua estratégia de nutrição como de aquisição. Use CTAs fortes dentro do seu blog para levar a mais conversões e leads. Certifique-se de que o visitante percebe exatamente como interagir com a marca e encorage-o com CTAs claros. Não esconda o CTA no meio de outros conteúdos, imagens e itens de navegação. Faça com que os seus CTAs se destaquem claramente.
  • Conteúdos virais. Um blog permite às marcas de SaaS a liberdade para explorar tendências sociais dentro dos seus conteúdos. Alavanque o poder de trends e temas interessantes para levar os clientes à partilha de conteúdos dentro das redes sociais, como Google Plus, Facebook, Twitter e Reddit.
  • Torne os conteúdos de blog atrativos e partilháveis. Adicione multimédia para tornar os seus conteúdos no blog mais atrativos. Conteúdos atrativos são inerentemente mais partilháveis. Invista na multimédia dentro dos seus artigos de blog, e os seus leitores estarão automaticamente mais motivados tanto a ficarem no blog, como a partilharem.
  • Incentive à subscrição via email. O email marketing será uma poderosa maneira de crescer e melhorar as relações com a marca. Providencie incentivos (com p.e. Conteúdos ricos) para crescer a sua lista de emails, e use esta lista de emails para providenciar recursos úteis, dicas, ideias, relatórios ou dados para ajudar as prospeção e leads a resolver problemas com que lidam. Os conteúdos de email podem estar ligados a conteúdos do seu blog. Ao interligar o seu email marketing com os seus esforços de blog, poderá interagir novamente com as leads e conduzi-las à conversão. Frequentemente as leads necessitam de tempo até à conversão. Email marketing e o seu blog caminham de mãos dadas neste processo.
  • Ofereça free trials ou ligações para demos dentro do blog. O seu blog irá, certamente a certo ponto, adquirir mais tráfego (principalmente orgânico) do que o website principal, ou restante website. Isto não é, de todo, incomum. Experimente com o local ideal para converter visitantes dentro do blog.
  • O valor de SEO inerente ao blog. Coloque esforços de SEO no seu blog, através de SEO on e off page, com melhorias de layout, formato, qualidade e conteúdo deste, bem como SEO técnico. Melhorias como os Page Titles, incluindo frases relevantes e principalmente criando conteúdos de qualidade, trazem grandes resultados de SEO.

Oferta Gratuita – Melhorar as Taxas de Conversão para SaaS

Como oferta para este artigo completo sobre Inbound Marketing para SaaS, a DAT SEO compilou algumas dicas úteis para a melhoria da métrica ‘Taxa de Conversão’, de forma a que consiga ter acesso a algumas ideias de como depois de implementar as estratégias que em cima leu, otimizar os seus esforços para maior ROI.

Se gostou do artigo, faça download da oferta para aumentar ainda mais o seu conhecimento – e partilhe para ajudar a DAT SEO a continuar a providenciar-lhe valor, 100% de graça ????

Oferta Gratuita PDF Taxa de Conversao para SaaS