Após escrever uma página web ou artigo no seu blog como atrai visitantes para a página?

A visibilidade nos motores de pesquisa (SERPs) é a peça fundamental para os visitantes carregarem no link e visualizarem o seu conteúdo. Daí a importância da medição CTR, sigla de Click-Thought-Rate –  percentagem de visitantes que visualizam a sua página nos motores e carregam no link.

Como incentivo os clicks para o meu site? Através do título e meta description.

Quando maior a sua visibilidade nos SERPs, melhor título e meta description maior será o CTR e como resultado as visitas ao site.

O que abordamos neste artigo:

  • O que é uma Meta Description?
  • Porque são importantes as Meta Descriptions?

O que é uma Meta Description?

Meta Descriptions são curtos snippets de informação que os utilizadores visualizam nos motores de pesquisa e incentivam a visita ao website.

Meta Descriptions encontram-se abaixo do URL nos resultados dos motores de busca. Incorpora uma mensagem que encoraja os utilizadores a carregarem no link e visitantes o site.

Em termos técnicos, Meta Description é um elemento HTML e XHTML que descreve o conteúdo da página/post aos motores de pesquisa. Com uma dimensão de 160 caracteres sumariza a página em questão para transmitir aos utilizadores o que podem esperar.

Meta descriptions são um recurso valioso para os webmaster e gestores de websites pois permite a colocação de uma mensagem de marketing que aumente as suas visitas. Adicionalmente, ajuda os motores de busca a compreenderem o conteúdo da página.

A elaboração de uma Meta Description deve comtemplar as palavras-chave foco e conter uma descrição apelativa que remeta os visitantes para a página, sendo autentica e única. Deve ser inserida na secção <head> no HTML do site, similarmente a este exemplo:

<head>
<meta name=”description” content=”A Meta Description é inserida aqui!”>
</head>

O que é Meta Title?

A Meta Titles é o código HTML que descreve o título de uma determinada página web. Pode ser visualização no canto superior esquerdo do browser ao abrir uma página.

A inserção em código é realizada a cima do header da página e da Meta Description Tag:

<head>
<title>Meta Title </title>
<meta name=”description” content=” A Meta Description é inserida aqui”>
</head>

Todas as páginas devem ter Meta Title.

Resume o conteúdo da página.

É o header principal que os utilizadores visualizaram nos motores de pesquisa e no browser ao abrirem a página. Deve ser concisa e direta. Idealmente, deve conter uma ou duas palavras-chave. No entanto, um título apelativo é favorável a colocação de apenas keywords.

A Meta Tile (título da meta) determina a relevância do seu website e é um fator de importância na obtenção de rankings. Deverá de forma cuidada escrever uma meta única, original e relevante a página em questão  e com a inserção da palavra-chave, para todas as páginas do website.

Porque são importantes as Meta Descriptions?

As Meta Description descrevem o conteúdo do seu website e motiva o visitante a carregar no link e visitar a página.

Ao elaborar um Meta description atrativa, descritiva e relevante está proporcionalmente a aumentar a percentagem de visitantes que obterá no seu website (CTR).

Meta Titles e Descriptions ajudam a melhorar o CTR nos motores de pesquisa. Como tal, deverá passar algum tempo na idealização e criação de relevantes Metas para as suas páginas. Não se esqueça de inserir as palavras-chave, entre uma a duas, em ambos os elementos.

Conclusão

Pense em Meta Descriptions e Titles como uma pequena apresentação (marketing e vendas) aos seus potenciais visitantes. Quanto melhores mais elevada é a probabilidade de entrarem no website – maior CTR obterá.

Ao ignorar a elaboração cuidada e única, com base no conteúdo da página, das Metas está a desperdiçar o potencial do seu site nos motores de pesquisa. Apesar das Metas Descriptions não serem um fator de rankings, são um fator crucial para as pessoas carregarem no link e visitarem a página – otimização CTRs.