Analítica na web em geral consiste na medição da performance através de indicadores (KPIs) previamente estabelecidos. Com o suporte a ferramentas como Google Analytics, Omniture, Hubspot ou outras opções, é possível medir os esforços de marketing digital, especialmente do marketing de conteúdos, da sua organização ou empresa contratada para implementar ou auxiliar os seus esforços.

Nos dias de hoje é crucial a compreensão de básicas métricas (KPIs) como o medição do relacionamento e as conversões.

O marketing de conteúdos está na vanguarda das táticas de marketing digital – especialmente no B2B e SEO – onde é possível medir eficazmente todas as formas de conteúdos. Por exemplo, considere as páginas visualizadas de um white paper como uma possível métrica. No entanto, muitos marketer não vão além da medição de “downloads” no que diz respeito aos KPIs.

As táticas utilizadas na tradicional medição das aquisições no funil de um website podem não se traduzir nas métricas do marketing de conteúdos. Para qualquer formato, dos ebooks, aos blogs, newsletters ou media interativa, deve compreender os específicos KPIs que levem à compreensão exata dos esforços de marketing.

Por onde começar?

Aqui expomos uma matrix de ideais que podem auxiliar a medição dos seus diferentes projetos e tipos de conteúdos. Não estamos a referir que são os únicos existentes e a utilizar, mas que é APENAS um Framework para auxiliar.

Cada negócio, estratégia, mercado, peça de conteúdos e persona podem exigir distintas métricas!

A utilização de diferentes tipos de medições é mais relevante para extensivas tomadas de decisão no processo de compra, como no ramo automóvel, habitação e outros bens que remetam aprofundadas ponderações.

  • Métricas Comerciais: estas métricas são as destinadas para a gestão de topo e que demoram mais tempo a par de mais complexas demonstrações. Podem representar o seu % de audiência, vendas, leads ou % de satisfação. Devem ser incrementais e idealmente atribuídas ao marketing de conteúdos.
  • Métricas Táticas: estas incluem as visualizações, clicks e interações com o seu conteúdo. Também incluem as medições das redes sociais, como Likes e Partilhas. Assim como, caso utilize, ferramentas para o encurtamento de links ou especificas métricas do Facebook Insights. No final, devem demonstrar a visibilidade e interação com os seus conteúdos.
  • Métricas da Marca: estas métricas são mais simples para as grandes marcas ou quando existe menor competição, simplesmente porque as ferramentas e dados estarão “simplificados”. Pense nas menções da marca, sentimentos, monitorização de outras menções e algumas vertentes do tráfego do site.

Fonte: Smart Insights

Combinação das Métricas e a Otimização Social

Como pode constatar na tabela acima, os KPIs do marketing de conteúdos estão a par dos esforços de social media. Ambas, a par do SEO e publicidade paga, são táticas e esforços que devem estar combinados para a máxima medição do alcance, interações, conversões e fidelização.

Regra geral, não existe uma Framework ou modelo que resulte para todas as organizações. Dado as intrínsecas especificações, necessidades e objetivos, deve planear, estudar as ferramentas, esforços entre equipas e localizações, assim como todos os conteúdos e pontos de interação para uma eficaz e em constante melhoria continua da sua inteligência nos dados.