O que é a Pesquisa de Palavras-Chave (Keywords)?

A pesquisa das palavras-chave é o primeiro passo para todas as sucedidas campanhas de SEO. A identificação das keywords e frases que as pessoas procuram online aquando a pesquisa do seu negócio, produtos e serviços.

Então, deve incorporar essas palavras-chave no seu website: nas meta descriptions, títulos e conteúdos. Isto irá ajudar a melhorar os seus rankings e assegurar relevância nos resultados de pesquisa.

Mas como realizo a pesquisa e escolho as palavras-chave que deve ter como foco?

Pesquisas Informativas

Primeiramente, é importante pensar nos distintos estágios do processo de compra. Ou seja, deve pensar, escolher e aplicar as palavras-chave com base nas distintas pesquisas e nível de cada utilizador.

Deve compilar uma lista com base nas distintas fases do funil de venda.  Conforme Neil Patel refere no seu artigo e explicito no seguinte gráfico, as keywords long-tail (mais extensivas e descritivas) geralmente são mais qualificadas – resulta em melhores e maiores conversões.

As pesquisas informativas de topo do funil tipicamente consistem em comuns e gerais questões ou pesquisas. Se uma pessoa procura uma empresa de marketing é provável que pesquise “Como escolher uma empresa de marketing” ou “Quais os serviços de uma agência de marketing?”

Estas frases não resultam em direta rentabilidade, mas podem introduzir potenciais clientes a sua marca e aumentar o tráfego do seu site.

Websites como Ubersuggest e Quora são bons locais para descobrir este tipo de pesquisa informativas porque abordam tópicos e sugestões, assim como as respostas mais elucidativas para a correspondente questão.

Pesquisas Transacionais

Por outro lado, as pesquisas transacionais são conduzidas por pessoas que já realizaram pesquisas iniciais e/ou estão preparadas para realizar uma compra. Ou seja, é onde o dinheiro se encontra e o target que representará melhores conversões – idealmente a primeira abordagem a desenvolver.

Pode realizar o estudo no Google Keyword Planner. Permite-lhe compreender o custo estimado por click, que é calculado com base na intenção de compra.

Caso não tenha acesso a ferramentas da Google, pode utilizar o SEMrush, Keyword Tool e BuzzSumo – todas ótimas soluções. Adicionalmente, irá descobrir variações de compra que poderá fazer uso.

Keywords Everywhere é uma ferramenta gratuita que lhe permite colocar as palavras-chave e visualizar as métricas de pesquisa por volume, custo por click, e nível de competição. É extremamente valioso visto permitir determinar o valor de cada palavras ou frase que visa.

Long Tail Keywords

Ao escolher as suas palavras-chave, quer informativas ou transacionais, deve também ter em consideração as long tail keywords.

Dependendo da área, indústria e país que tenha como foco, com base na competitividade, as long tail pode ser uma ótima opção.

Também permite ir de encontro com pesquisa mais focadas, como por exemplo: “Melhor dentista na Boavista, Porto” ao invés de “Dentistas Porto”.

Long tail keywords tendem a ter volumes de pesquisa mais reduzidos em comparação a mais generais termos. No entanto, a competição é menor e as conversões mais elevadas – demonstra uma pesquisa intenção de compra.

Pode realizar esta pesquisa através no campo de pesquisa da Google. Ao colocar a palavra “dentista”, na pesquisa por exemplo, irão aparecer varias extensões como “dentista lisboa preços”.

Permite-lhe compreender, através das sugestões, algumas long tail keywords que os seus utilizadores pesquisam.

Em conclusão

Se pretender mais informações sobre como a DAT SEO pode auxiliar em todas as vertentes da sua estratégia de SEO, sinta-se inteiramente à vontade para nos contactar.

Qualquer questão sobre o artigo ou se pretender contribuir pode faze-lo no campo de comentários abaixo.