Existem algumas regras no que diz respeito a escrita de press releases. De ter em mente a perspetiva de notícias e estruturar a sua press release com base em algumas guidelines que auxiliem a sua publicação.

 

A sua notícia deve ser publicada?

Antes de escrever uma notícia para a sua press relesease, deve-se perguntar “Qual o valor desta notícia?

É habitual os profissionais e negócios escreverem press releases sobre tópicos que não são “dignos” de notícias.

Se um jornalista considera que a sua press release não é digna de promoção obviamente jamais será publicada.

 

O que deve incluir na sua press release?

Para escrever uma eficaz press release, deve responder às seguintes questões:

  • Quem? Quem são as pessoas na sua organização envolvidas no produtos e/ou serviços? Quem irá beneficiar e/ou afetar?
  • O quê? O que é notícia?
  • Porquê? Qual a importância da notícia – o que representa ou expõe de novo e/ou significante?
  • Quando? Onde irá ocorrer?
  • Onde? Qual a melhor altura para ocorrer? Qual a sua significância?
  • Como? Como aconteceu?

O objetivo visa questionar-se sobre a relevância de todos estes tópicos e criar uma sucinta explicação. Pode parecer demasiadamente simples, mas por vezes pode ser desafiante.

Caso não consiga ou lhe ocorram respostas para todas as questões, deve continuar a tentar e expor todas as ideias. A escrita de press releases é realizada através de várias versões até se fechar ao “produto” final. É essencial que pense e pondere todos os pontos e benefícios.

O processo de escrita, divulgação e follow-up não é alvo singular. Ou seja, tem que compreender todas as eventuais questões e alterações que ocorrem. No entanto, deve assegurar que o core da mensagem permanece e será publicado.

 

Escrever para diferentes audiências

Talvez o ponto mais fulcral na escrita de uma press release é a sua audiência ou público alvo. Os leitores de um jornal de noticias genérico são completamente distintos das revistas ou blogs de especialidade. De facto, deve escrever várias versões e elaborar uma estratégia para a divulgação de cada uma.

Quando pensa no seu público alvo, considere o conhecimento que têm sobre a sua empresa, produtos ou serviços, e o tipo de linguagem que compreendem.

 

Qual a extensão ideal da Press Release?

Evite extensivas explicações, resuma todos os importantes tópicos e mensagem em curtos parágrafos.

A primordial informação deve estar contida no primeiro parágrafo da press release. O sucesso da publicação cinge-se a compreensão da mensagem na leitura desse mesmo parágrafo.

O segundo parágrafo expande o primeiro, dá mais detalhes sobre o mesmo. Habitualmente, o terceiro parágrafo tem uma citação. O quatro parágrafo salienta a informação final, como o desenvolvimento de um nvovo produto, por exemplo.

 

Recomendações na escrita de press releases

Escreva frase com 25 palavras, ou idealmente menos, para que seja de mais fácil leitura.

A ótima escrita de uma press release consiste em ser ter um tom fatual, deve ser curta e concisa. Transmita a essência da história ao jornalista. Caso pretendam mais informações, após captar o seu interesse, certamente irão entrar em contacto consigo.

A escrita de press releases para divulgações “mais massificadas” segue os mesmos termos de escrita e apresentação.

 

Como estruturar uma press release

A forma da estrutura e apresentação da sua press release deve seguir as seguintes recomendações:

  • Tempo

Indique no inicio da press release quando deve ser publicada, caso seja no momento ou em uma especifica data. O requerimento de uma especifica data pode ser frustrante para os jornalistas e pode diminuir a sua taxa de sucesso.

  • Título

O objetivo da press release visa a captação da atenção e o incentivo à leitura. Pondere um título que seja “aliciante”, mas considere que pode ser alterado pelos jornalistas.

  • Como acabar uma press release

Assinale o termino da press release com palavras como “Fim” em negrito e escreva “Para mais informações, por favor, contacte-me” e inclua os seus dados para o efeito.

Seja acessível e coloque o seu número de telefone para que possa facilmente ser contactado(a).

Caso pretenda incluir outras relevantes informações, deve criar um campo “Notas para os editores” após as suas informações de contacto. Por exemplo, informações quanto a inclusão de imagens, uma nota a referir a disponibilidade de imagens, etc. Idealmente, deve colocar estas informações por pontos para tornar a press release o mais simples possível.

 

Como devo enviar a press release?

É essencial que pesquise os meios que visa alcançar, com base na sua audiência. Pondere todos os meios que possam ter interesse, como revistas, jornais, blogs, programadas de rádio e televisivos, etc.

Na partilha de notícias, existem algumas abordagens que pode considerar:

Aquando a sua pesquisa, identifique os padrões de funcionamento – calendários editoriais. Muitas publicações, como jornais locais, têm deadlines semanais específicos. E, empresas como Forbes, Entrepreneur, Huffington Post e outras irão considerar a sua publicação no planeamento mensal.

 

Como envio uma press release para jornalistas?

Geralmente, deve enviar por e-mail. Crie um assunto de e-mail que capte a atenção. E, todas as press releases devem conter um link ao invés de anexar ficheiros – elimina também a possibilidade do e-mail ir para spam.

Jornalistas recebem imensos e-mails, como tal, deve fazer follow ups através de chamadas para aferir que receberam, visualizaram e existem questões que possa colmatar.

 

Devo enviar imagens com a press release?

Se tem fotografias para utilizar na sua press release envie. Se reparar, em qualquer meio de comunicação, nas páginas principais, categorias e nos artigos, está sempre incluída uma imagem de destaque. Idealmente, a sua imagem deve transmitir a mensagem que visa comunicar.

Adicionalmente, na secção de “notas para o editor”, pode referir que dispõe de mais fotografias ou imagens caso pretendam. Mas, não envie ficheiros adicionais no envio do e-mail com esse efeito.

Inclua sempre uma descrição nas fotografias. Se envia uma foto da sua equipa pode enunciar cada membro e referir “da esquerda para a direita”.

Para mais informações sobre press releases, pode consultar os nossos artigos: checklist PR e as 10 frequentes perguntas sobre a escrita de press releases.

Para mais informações sobre o serviço de press release da DAT SEO pode consultar a página do serviço ou entrar em contacto.