PR (relações públicas) encoraja pessoas a pensarem e falarem positivamente sobre o seu negócio. Melhora a reputação da sua organização e dos correspondentes produtos e serviços, e transmite a percepção que não necessita de pagar para obter publicidade – aparentemente, de forma direta.

A imagem e reputação do seu negócio são dois fatores cruciais para o sucesso. Se os seus potenciais clientes percecionam o negócio com base na comunicação de outras fontes a sua credibilidade eleva-se e a facilidade ou incentivo ao negócio é simplificado.

Pense nas etapas e comportamentos que realiza aquando a compra de um produto online. Pode ler a descrição de um produto, mas também vê as reviews, porque as opiniões de outros influenciam e estabelecem confiança na sua tomada de decisão.

PR assenta nesse comportamento. É um esforço constante para obter recomendações e promover o seu negócio através de diferentes meios de comunicação e clientes.

Como o meu negócio beneficia com PR?

PR é um esforço e tática da estratégia de marketing. Cobre todos os aspetos que se relacionem com as opiniões sobre a sua empresa, e está relacionado com o seu website, a imagem da sua marca e as suas campanhas de marketing.

Publicidade, promoções e e-mail marketing são fundamentais, mas não deve descurar o apoio de “fontes credíveis”.

PR representa um custo-benefício mais eficaz quando comparado com outros esforços de marketing como a tradicional publicidade.

Deve compreender PR como as recomendações pessoais e as relações publicas.

Como funciona PR

Existem três componentes fundamentas em PR:

  • Distribuição eficaz: press releases de qualidade e relacionamento com jornalistas, bloggers e influenciadores para assegurar a divulgação.
  • Responder a pedidos de jornalistas, comentários e case studies com exemplos reais que sejam interessantes para o seu público-alvo
  • Relacionar-se nas redes sociais, quer seja LinkedIn, Facebook ou Instagram, ou através da publicação de artigos em blogs com o seu target.

Dois elementos adicionais associados a PR:

  • Relacionar-se com a sua audiência – apoiar e incentivar a comunidade para ser reconhecido e transmitir valor
  • Relacionar-se com os seus clientes – responder a questões, testemunhos e queixas de forma consistente.