O Que é Search Engine Result Pages (SERPs) ?

Search Engine Result Pages (SERP) é a lista de resultados que um motor de pesquisa responde com base em uma específica palavra ou frase de pesquisa. Cada referência na lista inclui a página web, o URL, uma sucinta descrição do conteúdo da página e, em alguns casos, links de interesse dentro dos websites.

Existem três principais tipos de resultados nos SERPs: página que o spider dos motores de pesquisa rastrearam e indexam; páginas que foram adicionas manualmente a um diretório do motor de pesquisa; e página que aparecem como resultado de inclusões pagas.

O ranking mais elevado é geralmente a informação mais útil; os links vão perdendo a relevância conforme vai descendo da lista.

Dependendo do número de páginas web que contém uma particular palavra ou frase, um SERP poderá demonstrar desde 0 (caso não existem resultado) a milhões de itens.

Regra geral, os utilizadores dos motores de pesquisa habitualmente irão somente visualizar apenas os primeiros resultados.

Webmasters e gestores de websites utilizam várias estratégias e táticas de SEO para potencial os seus SERPs em posições cimeiras nos resultados.

Os principais elementos dos SERPs são:

  1. Resultados de pesquisa direta: consiste no link dos sites. Este é a instância natural dos motores de pesquisa, onde sites “lutam” pelas cimeiras posições. O resultado de uma página de pesquisa, por defeito, disponibiliza 10 links.
  2. Blocos de publicidade
  3. Pequenos campos antes dos resultados de pesquisa. Com base em erros comuns expõe rápidas recomendações, uma calculadora, ou outros
  4. Imagens correspondentes com a particular pesquisa
  5. Resultados relacionados: visa aprimorar a pesquisa. O utilizador pode ter interesse nos temas/sugestões
  6. Elementos de gestão: inclui os links para o site

As 15 mais populares características dos SERPs:

  • AdWords Bottom/Top: usualmente os resultados que estão visíveis no topo ou fundo dos resultados orgânicos. Esta publicidade é disponibilizada com base na utilidade e relevância dos termos de pesquisa

  • Featured Snippet:  principal objetivo é expor informação, que não está contida no Knowledge Graph. Tais snippets são utilizados para a descoberta de específicos detalhes, que estão localizados ao longo das relevantes páginas.

  • Image Pack: esta característica permite a visualização de imagens relevantes e associadas com o termo de pesquisa

  • In-Depth Article: a procura de termos gerais tende a representar a visualização de conteúdos extensivos, com uma media de 5000 palavras. O seu objetivo é providenciar valor na transmissão de conhecimento

  • Knowledge Card: como o nome sugere, é uma parte integrante do Knowledge Graph, onde consta informação semântica adicionada por pessoas ou extraída de um índex.

  • Knowledge Panel: de forma idêntica ao Knowledge Card, são os resultados com informação adicionada por utilizadores ou fruto de acordos de parcerias. Estes resultados podem ser encontrados no topo direito dos resultados orgânicos.

  • Local Pack: este resultado visa as localizações facultadas pela Google, com base em uma geografia e/ou intervalo de distância. Os resultados mobile causaram o hábito da visualização na vertical ao invés da horizontal.

  • Local Teaser Pack: está característica providencia recomendações úteis sobre restaurantes e hotéis, como a sua localização e horário de funcionamento. No entanto, toda a informação pode ser útil, como as fotos dos locais e reviews para uma decisão mais cuidada.

  • News Box: categoria de resultados da Google. O procedimento para aparecimento no bloco das notícias é muito díspar da disposição orgânica de resultados.

  • Related Questions: questões que o motor de pesquisa considera relevantes para o tópico pesquisado. Pode estar situado em vários locais dado as similaridades com featured snippets.

  • Reviews: talvez o mais útil e credível no processo de decisão ou estabelcimento de opinião sobre determinado produto ou serviço. A classificação da informação nos SERPs pode ser encontrada ente o URL e o snippet.

  • Shopping Results: resultados pagos para determinados produtos e serviços.

  • Site Links: quem procura uma determinada informação terá que optar por dez 10 links. A forma como os links são trabalhados é um fator de influência, assim como a marca associada.

  • Tweet: desde 2016 que pode encontrar resultados do Tweeter em combinação com os resultados orgânicos.

  • Vídeo: resultados como vídeos de Youtube vão aparecer quando utiliza específicas keywords. A características de vídeos, nos dias de hoje, são considerados resultados orgânicos.